Carro elétrico é sustentável?

Temos um veículo elétrico estacionado ao ar livre e conectado ao carregador.

Compartilhe esse texto

Em média, um carro elétrico produz metade das emissões de carbono de um veículo convencional ao longo de sua vida útil

Em comparação com os veículos à combustão, SIM, carros elétricos são mais sustentáveis, porque apresentam: Menos emissão de gases poluentes, não geram poluição sonora, são abastecidos com energia elétrica, que pode vir de fontes limpas, a produção do carro elétrico também emite menos gases de efeito estufa e possuem alta autonomia e carga rápida, o que garante maior eficiência energética.

Por que o carro elétrico é mais sustentável?

A maioria dos carros elétricos tendem a produzir significativamente menos emissões de gases contribuintes ao efeito estufa, comparados aos movidos a gasolina.

Os carros elétricos convertem eletricidade em energia para se locomover. 

Os carros a combustão liberam resíduos como monóxido de carbono, dióxido de carbono e dióxido de enxofre durante a utilização que resulta em geração gases e resíduos poluentes.

Tipos de veículos elétricos

Antes de analisarmos a sustentabilidade dos veículos eletrificados, conheceremos suas classificações.
Dois veículos elétricos estacionados paralelamente e conectados ao carregador.
  • 100% elétricos (BEV) – Totalmente movidos a energia, pois não possuem motor a gasolina, tanque de combustível e escapamento. Utilizam banco de bateria como fonte de energia, que são alimentados por carregadores.
  • Elétricos híbridos plug-in (PHEV) – Parcialmente alimentados por gasolina, álcool ou diesel e parcialmente por eletricidade. Sua bateria pode ser recarregada pela frenagem regenerativa (conversão de parte da energia perdida na frenagem em eletricidade) ou cabos de carregamento conectados a fontes externas de energia (rede elétrica), assim como o 100% elétrico.
  • Elétricos híbridos (HEV) – Possuem dois motores, sendo o primeiro a combustão e o segundo elétrico. Ao utilizá-los em conjunto, o motor elétrico completa o desempenho do motor a combustão, resultando em maior eficiência e economia do combustível. A bateria é bem menor que os tipos anteriores e pode ser recarregada apenas pela frenagem regenerativa.

Fabricação das baterias dos carros elétricos

O argumento que é rotineiramente apresentado para contestar a imagem limpa dos carros elétricos, é a poluição por trás do processo de fabricação de suas baterias.

De fato, há uma certa discussão sobre a extração e manipulação de materiais que compõem a bateria contribuir para as emissões de carbono. A diferença crucial é que após o carro sair da fábrica, a emissão de gases se encerra, o que não ocorre em veículos a combustão.

As atuais baterias dos veículos elétricos possuem dois a três vezes menos carbono que há dois anos. Os fabricantes de carros elétricos exigem aos fornecedores a utilização exclusiva de fontes de energia renovável, como solar e eólica, pois providenciam a quantidade ideal de energia para fabricação das baterias. Um exemplo dessa situação é que a Tesla almeja fabricar suas baterias usando energia 100% renovável.

Produção de energia elétrica

Entre as fontes de energia, a solar e eólica são consideradas as mais limpas, pois possuem baixo impacto ambiental (quase zero!). O lado negativo é a baixa durabilidade se não produzidas em larga escala. A instalação de painéis fotovoltaicos é uma ótima opção para abastecer os pontos de recarga residenciais e públicos.

Casa com alguns arbustos em volta, em seu telhado há painéis fotovoltaicos instalados.

No Brasil, 80% da energia gerada vem de hidroelétricas, considerada uma tecnologia limpa já que não há emissão de gases poluentes. Contudo, seus impactos surgem no represamento, afetando tanto o ecossistema local como a população ribeirinha.

As usinas termoelétricas são as mais comuns, considerando as de carvão que correspondem a 40% da produção mundial de energia. Esse tipo de produção é considerada a mais poluente de todos, pois além de emitir gases responsáveis pelo aquecimento global, causam poluição local exalando substâncias que afetam a respiração.

Comparação entre veículos elétricos e a combustão

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram uma ferramenta online e interativa de comparação entre os diversos tipos de veículos, considerando as emissões envolvidas na fabricação e produção de gasolina e diesel, quantidade de gasolina queimada pelos veículos convencionais e a origem da eletricidade para carregar os meios de transporte.

Emissões de CO2 veículos elétricos e a combustão

Conclusão

Por fim, ao analisar o gráfico, percebe-se que os modelos elétricos são as opções mais limpas para o transporte, pois todo o seu ciclo de vida é geralmente muito mais sustentável. Em média, um EV produz metade das emissões de carbono de um veículo convencional ao longo de sua vida útil.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Carregadores

Quanto custa para carregar carro elétrico?

Utilizando carregador residencial, o custo médio de carregamento completo de bateria para carro elétrico é de R$ 56,07. Consideramos nessa conta o custo médio de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!