General Motors e Hyundai firmaram uma parceria estratégica para enfrentar a crescente concorrência das montadoras chinesas no setor de veículos elétricos (EVs). A aliança busca reduzir custos, acelerar lançamentos e ampliar a competitividade em mercados chave como o brasileiro.
Tema | Detalhes |
---|---|
Modelos previstos | 4 para América Latina (compacto, SUV, picapes) + 1 van elétrica (EUA) |
Propulsão | ICE e híbrida na AL; elétrica comercial nos EUA |
Responsabilidade | GM: picape média / Hyundai: compactos e van elétrica |
Meta anual | +800.000 unidades |
Objetivos estratégicos | Redução de custos, eficiência, competitividade, expansão tecnológica |
Prazo de lançamento | A partir de 2028 |
Parceria entre GM e Hyundai
As empresas revelaram que desenvolverão cinco novos veículos:
- Quatro modelos para a América Central e do Sul: um SUV compacto, um carro compacto, uma picape compacta e uma picape média. Todos podem ter propulsão híbrida.
- Um veículo elétrico comercial (van elétrica) para o mercado norte-americano, com produção planejada para os EUA a partir de 2028
A meta de produção é robusta: mais de 800 mil unidades por ano após a plena operacionalização.
Divisão de responsabilidades entre as marcas
- A GM ficará responsável pelo desenvolvimento da plataforma da picape média.
- A Hyundai liderará o desenvolvimento dos modelos compactos e da van elétrica.
Cada veículo será comercializado com design exclusivo para cada marca, mesmo compartilhando a mesma arquitetura básica.
Vantagens estratégicas da parceria entre GM e Hyundai
- Escala e redução de custos: unindo forças, ambas as montadoras conseguem acelerar o desenvolvimento e ampliar ganhos de eficiência nos processos produtivos.
- “A GM ganha acesso à experiência da Hyundai em tecnologia híbrida, enquanto Hyundai expande sua atuação em segmentos como vans elétricas e picapes médias, áreas onde a GM tem forte presença” Reuters.
- A parceria ocorre em um cenário de tarifas mais elevadas e pressão de preços dos concorrentes chineses, sendo uma alternativa para manter competitividade.
Fontes:
Reuters