GM e Hyundai anunciam colaboração estratégica para desenvolver cinco veículos eletrificados

logos da GM e da Hyundai

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General Motors e Hyundai firmaram uma parceria estratégica para enfrentar a crescente concorrência das montadoras chinesas no setor de veículos elétricos (EVs). A aliança busca reduzir custos, acelerar lançamentos e ampliar a competitividade em mercados chave como o brasileiro.

TemaDetalhes
Modelos previstos4 para América Latina (compacto, SUV, picapes) + 1 van elétrica (EUA)
PropulsãoICE e híbrida na AL; elétrica comercial nos EUA
ResponsabilidadeGM: picape média / Hyundai: compactos e van elétrica
Meta anual+800.000 unidades
Objetivos estratégicosRedução de custos, eficiência, competitividade, expansão tecnológica
Prazo de lançamentoA partir de 2028

Parceria entre GM e Hyundai

As empresas revelaram que desenvolverão cinco novos veículos:

  • Quatro modelos para a América Central e do Sul: um SUV compacto, um carro compacto, uma picape compacta e uma picape média. Todos podem ter propulsão híbrida.
  • Um veículo elétrico comercial (van elétrica) para o mercado norte-americano, com produção planejada para os EUA a partir de 2028

A meta de produção é robusta: mais de 800 mil unidades por ano após a plena operacionalização.

Divisão de responsabilidades entre as marcas

  • A GM ficará responsável pelo desenvolvimento da plataforma da picape média.
  • A Hyundai liderará o desenvolvimento dos modelos compactos e da van elétrica.

Cada veículo será comercializado com design exclusivo para cada marca, mesmo compartilhando a mesma arquitetura básica.

Vantagens estratégicas da parceria entre GM e Hyundai

  • Escala e redução de custos: unindo forças, ambas as montadoras conseguem acelerar o desenvolvimento e ampliar ganhos de eficiência nos processos produtivos.
  • “A GM ganha acesso à experiência da Hyundai em tecnologia híbrida, enquanto Hyundai expande sua atuação em segmentos como vans elétricas e picapes médias, áreas onde a GM tem forte presença” Reuters.
  • A parceria ocorre em um cenário de tarifas mais elevadas e pressão de preços dos concorrentes chineses, sendo uma alternativa para manter competitividade.

Fontes:
Reuters

CNBC

Car and Drive

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