Bateria de carro elétrico: Como funciona? É seguro? Quanto custa?

Compartilhe esse texto

Um dos principais componentes de um carro elétrico é a bateria, componente este, vital para o funcionamento do motor e tração das rodas. A bateria do carro elétrico, ao longo dos anos, tem sido algo de maior investimento para melhoria de desempenho e alta tecnologia. E tamanha a importância da bateria do carro, também se dá, pelo tamanho e peso que ela representa na estrutura de um carro elétrico. Além disso, quanto tempo dura a bateria elétrica? Qual é o valor de uma bateria de carro elétrico? Entenda tudo sobre bateria de carro elétrico por aqui. 

Conheça mais sobre curiosidades de bateria do carro elétrico.

As principais fabricantes de carros elétricos do mundo, desde a crescente do mercado, para a eletromobilidade tem investido muito em armazenamento de bateria para carro elétrico, para ampliar a tecnologia e autonomia envolvidas nas baterias.  Eliminando de vez, os principais mitos que cercam esse item tão vital para carro elétrico, apontando um aumento de novos proprietários de carros elétricos no Brasil e no mundo. 

Como funciona a bateria de um carro elétrico? 

A bateria de um carro elétrico contém energia elétrica armazenada e é a principal fonte de energia do carro elétrico, sendo responsável pelo funcionamento do motor e da tração das rodas. Cada fabricante tem um modelo de bateria para seu carro elétrico, e há diferença também na bateria para carros híbridos. Tanto no tamanho, quanto na forma de armazenamento. 

As baterias de carro elétrico, são seguras?

A segurança desenvolvida em carros elétricos hoje, é um dos pontos de vantagem, que conseguimos destacar, pois as baterias vem com tecnologia em tubulações de resfriamento que são acionadas em casos de emergências. 

Os locais que as baterias de carro elétrico ou híbrido são instalados, são protegidos, contra danos e acidentes com fogo. E a composição de uma bateria se dá por: módulos e cada módulo possui células que são de três tipos: cilíndrico, prismático e bolsa. 

E junto disso, para maximizar o desempenho desses módulos, tem o BMS (Sistema de gerenciamento de bateria). 

Ressaltamos também, a valia do BMS, que é o sistema de gerenciamento de baterias que tem sofrido grandes impactos tecnológicos para sua melhoria, resguardando os diferentes tipos de baterias e cargas, maximizando sua autonomia e potencialidades. E auxilia também no resfriamento das baterias junto das tubulações. 

Quanto custa em média a bateria de carro elétrico

Em média, cada módulo de bateria custa R$ 12.000
Esse custo é uma média que pode variar dependendo da região e principalmente do modelo e marca do veículo

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!