Carro híbrido apresenta o melhor dos dois mundos no mercado brasileiro automotivo, alta tecnologia e baixo impacto ambiental
Ao longo dos últimos anos os carros híbridos têm sido porta de entrada ao mundo dos eletrificados, principalmente pela combinação dos dois motores no mesmo carro, dando a vantagem de maior autonomia e uma desvantagem que é o peso um pouco maior.
A combinação dos dois motores, apresenta benefícios como alta tecnologia que encontra nos carros elétricos e pouca emissão de poluentes ao meio ambiente. Onde ao unir esses benefícios, a escolha pelo veículo elétrico permite inúmeras vantagens e algumas desvantagens que vamos compartilhar aqui.
Vantagens do carro híbrido
Na hora da compra do seu veículo híbrido, existem algumas vantagens que é importante considerar:
- Autonomia: na categoria carro híbrido plug in, alguns fabricantes e modelos chegam a autonomia chega até 1000 km/h rodados sem precisar de reabastecimento ou recarga
- Meio ambiente: mesmo havendo motor a combustão, um dos principais responsáveis por emissão de poluentes, porém os poluentes são bem reduzidos.
- Baixo ruído: uma das características dos carros elétricos é a ausência de ruídos, que se dá principalmente pelo motor movido a bateria. E a junção dos dois motores e alta tecnologia envolvida, torna essa característica uma vantagem também no carro híbrido.
- Incentivo Fiscal: em alguns estados brasileiros, se aplica desconto ou isenções na compra do carro híbrido. Saiba com detalhes como funciona em cada estado o incentivo Fiscal.
- Facilidade na recarga: carros híbridos leves utilizam das frenagens para a recarga, no próprio movimento do carro. E os carros híbridos plug ins a recarga é feita através de conectores no carro até o carregador, que pode ser carregador portátil, station park (postos de recargas) ou até mesmo wallbox residenciais.
- Facilidade no abastecimento: Há uma excelente estrutura nos grandes centros e rodovias para postos de gasolina, permitindo o abastecimento do carro híbrido, seja etanol ou gasolina.
Desvantagens do carro híbrido
- Peso do carro, influência na necessidade do uso maior de combustível ou eletricidade. Apesar do bem que faz, ter dois motores, e aumento da autonomia do carro. O fato dele ser pesado, impacta.
- Preço, o carro híbrido tem um valor mais elevado que os carros puramente a bateria elétrica.
- Falta de Infraestrutura de postos de recargas: apesar da crescente entrada e interesse dos brasileiros em carros elétricos e híbridos, a infraestrutura não acompanha a demanda, tanto em quantidade quanto na qualidade dos carregadores disponíveis em alguns postos.
- Recarga residencial em condomínios: indicamos que para dispor da facilidade de recarga residencial em condomínios, é necessário que haja infraestrutura na rede elétrica fornecida ao condomínio e tomadas e quadros de energia adequados para a instalação do wallbox.
Tipos de carros híbridos no Brasil
Destacamos aqui, a relevância de entender os tipos de carros híbridos que temos no Brasil, que no geral e os mais vendidos são dois tipos: veículo híbrido leve e veículo híbrido plug in. Ambos possuem dois motores, um motor elétrico movido a bateria e o outro é o motor movido a combustão, que encontramos também na versão flex (gasolina ou etanol). Já citamos acima, que o destaque fica pela combinação de ambos os motores e a alta tecnologia que vem como característica dos elétricos.
Híbrido Leve
Os carros híbridos leves não possui recarga da bateria externa, a recarga do motor elétrico é feita pela frenagem e muitas vezes durante o uso do carro. Geralmente tem autonomia menor, devido a bateria responsável pelo abastecimento do motor elétrico, ser menor.
Híbrido plug in
Na categoria de carros mais vendidos, o carro híbrido plug in, ganha destaque, pois diferente do híbrido leve, possui conectores para que a recarga da bateria que é a força motriz do motor e responsável pela rotação das rodas aconteça, sendo amplo o espaço da bateria, o que torna um aumento da autonomia, onde o marco, permite até 1000 km/h, conforme o modelo e fabricante.
Carro híbrido, é recomendado?
A compra do carro híbrido é recomendada sim, devido ser encontrado o melhor dos dois mundos que é o motor a combustão, importante para autonomia em rodovias e o motor elétrico necessário para economia e melhora do meio ambiente em centros urbanos com trânsito mais intenso.
Hoje, no mercado brasileiro as vendas dos híbridos, representam aproximadamente 30% (veículo híbrido plug in) dos quase 80 mil emplacamentos concretizados, segundo a ABVE. Dado este, que torna a escolha do carro híbrido, uma acertada compra e investimento.
Na GREENV você encontra soluções e serviços de alta tecnologia em eletromobilidade. Sendo uma das pioneiras no Brasil com mais de 10 anos de experiência. Conheça mais sobre a gente em nosso site, Instagram, Youtube e em nosso whatsApp.