Lei prevê pontos de carregamento para veículos elétricos em Jacareí

Compartilhe esse texto

A Câmara de Vereadores de Jacareí aprovou a uma lei que obriga condomínios comerciais e residências a projetarem pontos de recarga para veículos elétricos (VEs) e híbridos. A razão disso é o aumento desses modelos circulando pelo Brasil.

Estação de carregamento Jacareí

De acordo com o projeto de lei, a solução adotada pelos condomínios deve prever o modo de recarga do VE conforme normas técnicas brasileiras, medição individualizada e cobrança da energia consumida, conforme procedimentos vigentes das concessionárias e a possibilidade de tarifação pré-paga.

“Os condomínios deverão ser adaptados, exceto for comprovada a inviabilidade técnica/econômica, em função das instalações do condomínio ou de limitação de fornecimento da carga elétrica pela prestadora de serviço”, disse o vereador Edgard Sasaki (DEM), autor do projeto aprovado por 12 votos na cidade.

Também sobre a nova lei, que entrará em vigor somente um ano depois da publicação, a inviabilidade deve ser registrada por meio de laudo elaborado por profissional legalmente habilitado nos respectivos conselhos de classe ou declaração da prestadora de serviço elétrico.

“Se comprovada a impossibilidade, a medida não será aplicada em empreendimentos resultantes de programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos”, completou o vereador.

Lei para Condomínios Jacareí

A Lei entrará em vigor 12 meses após a data de sua publicação e será implementada em projetos de edificações novas, protocolados a partir da data de vigência desta. Para edificações já existentes, há o prazo de cinco anos a partir da data de vigência. Jacareí se juntará ao grupo de cidades com leis de implantação de carregadores em condomínios, formado atualmente pelas cidades de São Paulo, Brasília e Jaguará do Sul.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Homem encostado em um carro elétrico carregando. Artigo comentando sobre carregadores para carros elétricos.
Carregadores

Carregadores para carros elétricos

Os carregadores para carros elétricos podem ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua. Os carregadores de CA podem carregar com uma potência de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!