A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, confirma oficialmente que lançará no Brasil – e também no Chile – os primeiros modelos da marca de veículos elétricos chinesa Leapmotor ainda em 2025. Estes veículos eletrificados chegarão importados da China inicialmente.
Para apoiar esse movimento, a montadora planeja contratar cerca de 1.500 trabalhadores no Brasil em 2025, com foco no complexo industrial de Betim (MG)
Item | Detalhes |
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Lançamento no Brasil | Confirmado para 2025, com modelos importados (C10 e B10) |
Contratações esperadas | ~1.500 novos funcionários, majoritariamente em Betim (MG) |
Modelos principais | Leapmotor C10 (SUV elétrico) e B10 (SUV urbano) |
Concessionárias | Cerca de 34 lojas em preparação, com equipe especializada |
Produção nacional | A ser avaliada (Betim, Porto Real ou Goiana) |
Objetivo estratégico | Fortalecer portfólio de elétricos com tecnologia Leapmotor e estrutura Stellantis |
Modelos da Leapmotor que chegam ao mercado
Os dois modelos confirmados para o lançamento são:
- Leapmotor C10: SUV elétrico com autonomia de até 420 km (WLTP) e potência de cerca de 231 cv, disponível apenas na versão 100% elétrica para o Brasil.
- Leapmotor B10: SUV médio com características urbanas, refletindo forte concorrência com modelos da BYD e Chevrolet. A versão exata ainda não teve dados técnicos divulgados.
Outros modelos como o T03 (compacto hatch) também foram mencionados em lançamentos globais, mas não foram confirmados diretamente para o Brasil.
Expansão física: rede de concessionárias
A Stellantis já iniciou a nomeação de até 34 concessionárias em todo o Brasil para estruturar vendas, pós-venda e manutenção da Leapmotor. As equipes dessas lojas terão formação especializada em veículos elétricos, com suporte da engenharia e logística da Stellantis.
Produção nacional
Embora os veículos inicialmente sejam importados, a companhia está avaliando a possibilidade de produção local em unidades da Stellantis como Betim (MG). Essa análise será pautada por estudos de rentabilidade e viabilidade.
Estratégia e perspectivas
- A Stellantis adquiriu 20% da Leapmotor (cerca de €1,5 bi) e fundou a joint venture Leapmotor International para suportar essa expansão global.
- No Brasil, a estratégia visa ampliar o portfólio elétrico da empresa, impulsionando a transição para veículos zero emissão e posicionando a Leapmotor como alternativa frente a concorrentes chineses já presentes no mercado, como BYD e GWM.
- O lançamento da Leapmotor representa, para a Stellantis, uma forma de acelerar sua participação no segmento de VE (veículos elétricos), aproveitando a expertise tecnológica da marca chinesa e sua própria estrutura de distribuição.