O que você procura?
YOUTUBE
Conheça o nosso canal e acesse os melhores coneteúdos sobre o universo da eletromobilidade.
Artigos Recentes

Impacto Ambiental Carro Elétrico: Da Produção à Reciclagem no Contexto Brasileiro
A mobilidade elétrica tem sido amplamente aclamada como a solução para os desafios climáticos e a poluição urbana. Com a crescente popularidade dos carros elétricos

O Impacto da Mobilidade Elétrica na Rede Elétrica Brasileira: Desafios e Oportunidades
A mobilidade elétrica está ganhando força globalmente e, no Brasil, a transição para veículos elétricos (VEs) é uma realidade cada vez mais próxima. No entanto,

Instalar Carregador Carro Elétrico em Casa: Guia e Custos
A ascensão dos veículos elétricos (VEs) no Brasil é inegável. Com a crescente oferta de modelos e o aumento da consciência ambiental, mais brasileiros estão

Incentivos Carro Elétrico no Brasil: IPVA, ICMS e Mais
A mobilidade elétrica avança a passos largos no Brasil, e com ela, a discussão sobre os incentivos que podem acelerar a transição para um futuro

Como aumentar a segurança cibernética do seu carro elétrico
Dicas de como aumentar a segurança cibernética do seu carro elétrico 1. Atualize o software regularmente Atualizações fecham brechas e fortalecem a proteção do carro.

Segurança Cibernética em Veículos Elétricos
O que é segurança cibernética em veículos elétricos? A segurança cibernética em veículos elétricos é o conjunto de tecnologias, normas e práticas que protege o

Quanto tempo demora para carregar carro elétrico em eletroposto?
O que é um eletroposto? O eletroposto é o local onde os proprietários de veículos elétricos podem realizar a recarga da bateria.Ele funciona como um

Quanto custa instalar um carregador de carro elétrico em casa em 2025?
O que é um carregador de carro elétrico residencial? O carregador residencial (também chamado de Wallbox) é um equipamento instalado na parede da garagem ou
Perguntas Frequentes
- 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) – São veículos movidos exclusivamente por um ou mais motores elétricos, alimentados pela energia armazenada em um conjunto de baterias embarcado. Este conjunto recebe energia de carregadores externos, sendo que também recupera parte da energia em frenagens e desacelerações.
- Elétricos híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) – Veículo que combina um motor a combustão interna com um conjunto recarregável de baterias de pouca capacidade (em geral), permitindo o uso de condução somente com motor(es) tracionário(s) elétrico(s) ou com uma combinação deste(s) com o motor a combustão, sendo que possui a característica de receber energia de fonte externa. A bateria tracionária recebe energia de um gerador acoplado ao motor à combustão e pode ser recarregada também pela frenagem regenerativa (conversão de parte da energia perdida na frenagem em eletricidade), além da energia de fontes externas de energia (rede elétrica).
- Elétricos híbridos (HEV – Hybrid Electric Vehicle) – Possuem motores de dois tipos, sendo um à combustão e outro(s) elétrico(s). Ao utilizá-los em conjunto, o motor elétrico auxilia o motor a combustão na propulsão do veículo (em baixas velocidades), resultando em maior economia do combustível. A bateria tem menor capacidade e pode ser recarregada apenas pela frenagem regenerativa e/ou pelo gerador acoplado ao motor à combustão.
Tipo 1 – ou SAE J1772 (norma americana). É um padrão comum na região norte americana e asiática, mais precisamente no Japão. Ele é utilizado no Brasil para carregamento em corrente alternada (CA) com potência de até 7,4 kW.
Alguns fabricantes que utilizam esse padrão: Nissan e Mitsubishi.
Tipo 2 – Também conhecido por IEC 62196 (norma padrão) ou Mennekes, é o padrão adotado na Europa e o tipo mais comum no Brasil, para carregamento em corrente alternada (CA), permite o carregamento com potência de até 43kW (conexão trifásica).
Alguns fabricantes que utilizam esse padrão: Porsche, Audi, BMW, BYD, Chevrolet, Mercedes-Benz, Renault, entre outros.
CCS – É um sistema de carregamento combinado para recarga em corrente contínua (CC), podendo ser encontrado tanto na versão do conector Tipo 1 quanto Tipo 2 – CCS1 e CCS2 respectivamente. Conectores do tipo CCS suportam recargas com potência de até 350 kW.
CHAdeMo – Padrão japonês, utilizado para cargas rápidas em corrente contínua (CC) em veículos de origem asiática e que possibilita carregamento bidirecional. Ele permite carregamento de 62,5 kW (1ª geração) até 400 kW de potência (2ª geração) e é o conector com protocolo que possibilita a transferência de energia de forma bidirecional. O veículo pode ser utilizado como fonte de energia.
GB/T: Semelhante ao conector Tipo 2, este padrão foi projetado para atender as normas de carregamento veicular na China. Ele permite recarga com potência de até 22 kW. Existe ainda sua versão em corrente contínua, o GB/T 20234 DC, para carregamento rápido com potência de até 250 kW.
Fabricante que utiliza esse padrão: Jac Motors
Tesla: A montadora Tesla possui o próprio padrão de conector para carregamento, podendo ser utilizado tanto para corrente alternada (CA) quanto corrente contínua (CC). Os veículos Tesla utilizam carregadores de carga rápida, chamados de Tesla Superchargers. Nos EUA, a recarga é permitida somente para veículos da marca, pois há um processo de autenticação no qual o carregador identifica se o veículo é realmente um Tesla. Na Europa, a Tesla usa compulsoriamente o padrão tipo 2 e liberou recentemente a rede de Superchargers para a recarga de outros veículos que utilizam o mesmo padrão.
A resposta é SIM!
Você encontra aqui na GreenV o CPO – Charge Point Operator ou Operação de Pontos de Recarga.
Uma experiência responsiva e eficiente direto no seu navegador com todo o poder e energia da inteligência GreenV na gestão completa de pontos de recarga, usuários, veículos, mapeamento e controle, num único lugar.
Acompanhe, gerencie e otimize sem esforço suas estações de recarga e maximize sua lucratividade com o nosso software.
You will need Photoshop preferably version CS6 and newer.