CPO: Gestão de Estações de Carregamento para Veículos Elétricos

Software de gestão de frotas elétricas - GreenV

Compartilhe esse texto

Como o mercado da eletromobilidade está em ascensão, existem muitas dúvidas sobre o setor, principalmente em relação aos pontos de carregamento para veículos elétricos. A principal dúvida que fica é se as estações estarão em constante operação e disponíveis para os motoristas?  

Uma das soluções que está no mercado, inclusive oferecida pela GreenV, é o Operador de Pontos de Recarga (CPO). Explicaremos mais a fundo suas funcionalidades e benefícios.

O que é CPO?

Charge Point Operator, ou CPO, é uma ferramenta de gestão de pontos de recarga para veículos elétricos, responsável por fornecer, controle e garantir a operação da infraestrutura para o setor de e-Mobility.

Temos a imagem do MacBook Pro com a tela aberta no mapa dos pontos de recarga operados pelo CPO.

Sua proposta está em conectar equipamentos de carregamento inteligente com provedores de serviços de mobilidade elétrica (EMSP) – ou seja, conectar empresas com pontos de recarga à uma rede para que motoristas  de veículos elétricos encontrem um local para carregar a bateria.

Um CPO garante que a rede funcione perfeitamente, incluindo diagnósticos, manutenção, podendo inclusive fornecer recurso de cobrança pelo uso do ponto de recarga.

Como a plataforma CPO funciona?

A tecnologia precisa garantir que os pontos de recarga estejam sempre disponíveis e estáveis, operando 24/7, em tempo real e sem falhas. Quando ativo, notifica o surgimento de qualquer problema com os carregadores, que pode ser corrigido automaticamente ou ter uma equipe por trás que consiga entender o problema e resolver remotamente.

A ferramenta coleta informações de tempos em tempos ajudando os operadores na tomada de decisão, auxiliando a otimizar operações, negócios e análises de estatísticas técnicas, sem precisar envolver os funcionários.

Além disso, as estações de carregamento requerem fornecimento e distribuição de energia. A gestão inteligente durante o horário de pico, envolvendo energias renováveis e armazenamento de energia da bateria, reduz os custos operacionais e de capital. O CPO identifica as áreas para otimização de custos e investiga as expectativas dos usuários, equilibrando os processos de negócios.

Mesmo quando o serviço não assume a grande escala, a automação é a essência na redução do Custo Total de Propriedade (TCO).

Quais as funcionalidade da plataforma CPO?

De um modo geral, o CPO pode fornecer:

  • preços por meio do painel de administração;
  • solução de relatórios e cobrança,
  • gerenciamento remoto de estações de carregamento;
  • monitoramento inteligente de energia.

 

A monetização do seu ponto de recarga pode acontecer de forma automática com o CPO. Após a definição do seu modelo de negócio, o software garante que seus clientes sejam cobrados automaticamente após cada sessão e que seu dinheiro seja transferido com segurança.

No gerenciamento de sessões de carregamento, o CPO lida facilmente com todas as tarefas de administração e controle relacionadas à estação. O painel de administração deve fornecer uma visão do histórico de cobrança, modificar preços, monitorar remotamente os carregadores e com automação avançada, resolver problemas comuns.

O monitoramento inteligente de energia permite reduzir os riscos de sobrecarga da estação e da rede, garantindo que os veículos elétricos sejam carregados com segurança e economia otimizada.

Como o CPO pode otimizar meu negócio?

O CPO pode otimizar seu negócio com foco na excelência operacional, gerenciamento inteligente de energia, monitoramento, controle, escalabilidade e interoperabilidade (sistemas trabalhando em conjunto), além da possibilidade de monetização dos seus carregadores.
Na foto temos quatro pilhas crescentes de moedas e ao final um recipiente de vidro preenchido por moedas, sobre todos há mudas de plantas.

Impressionante, não?! Todos esses benefícios proporcionados pelo CPO ajudam você e sua empresa a otimizar sua frota elétrica e seus carregadores.

Esses tópicos contribuem muito para um ROI (Return Over Investiment) cada vez maior!

Ficou animado? Tem interesse em implementar o CPO em seu negócio? Acesse o link e confira a solução completa da GreenV!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!