e-Delivery: os caminhões elétricos da Volkswagen

Compartilhe esse texto

O mercado da mobilidade elétrica está em constante crescimento tanto no Brasil quanto no exterior,  incentivando empresas automotivas a investirem mais em tecnologias e projetos com foco em eletromobilidade e sustentabilidade. Com esse pensamento, a Volkswagen traz ao Brasil o projeto do primeiro caminhão 100% elétrico – totalmente desenvolvido, testado e fabricado no país, e a GreenV tem orgulho de anunciar uma grande parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) nesse grande projeto que promete revolucionar o segmento!
Fonte: VWCO

Sobre os caminhões

Em um primeiro momento serão duas versões de caminhões elétricos, apenas com diferenças nas capacidades e eixos. A primeira delas é o Volkswagen e-Delivery 11 toneladas 4×2, com peso de 10.700 kg e carrega até 6.320 kg de carga útil somada à carroceria, enquanto que a segunda é o e-Delivery 14 toneladas 6×2 pesando 14.300 kg  já somando  à carroceria – um recordista de carga entre os elétricos do Brasil – tolerando até 9.055 kg.

Os modelos da VWCO custam entre R$780 mil e R$980 mil e apesar do segundo modelo ser mais caro, acaba compensando a diferença em relação aos equivalentes a diesel em cerca de 5 anos. 

Mas e a autonomia? Os modelos conseguem percorrer até 250 km com uma única carga. E a recarga do caminhão? Dependendo do carregador utilizado, é possível carregar 80% da bateria em 45 minutos. Além disso, sempre que o motorista pisar no freio ou desacelerar, as baterias são recarregadas automaticamente, recurso este considerado um dos trunfos do veículo – o famoso freio regenerativo.

Além da bateria, uma das novidades do e-Delivery está na suspensão.  O sistema pneumático conta com bolsões que se ajustam eletronicamente conforme a carga, maximizando a aderência ou diminuindo a resistência ao rolamento, além de gerar mais economia no dia a dia.

Fonte: VWCO
Fonte: VWCO
E não é só isso! O e-Delivery tem diversas funcionalidades que auxiliam o motorista e trazem uma melhor performance para o caminhão:
  • Inclinômetro –  Sensor de inclinação que analisa a condição topográfica e envia a mensagem para o motor de forma automática. Em conjunto com o sistema auxiliar de partida em rampa (HSA).
  • Sensores eletrônicos –  Monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo,  ativando automaticamente os freios de roda e ajustando o torque do motor, até que se recupere o atrito e o controle do movimento.
  • Baterias –  Além do gerenciamento de desempenho e fluxo da energia, há um controle térmico específico, desenvolvido exclusivamente para o e-Delivery, que se traduz em um robusto sistema de resfriamento a água com controle de temperatura para prolongar sua vida útil.
  • Cabine – O conforto na cabine é gerenciado por sistemas inteligentes. Os sistemas de ar condicionado e aquecedor são independentes e com desempenho otimizado.

Sustentabilidade

Para tornar a experiência do cliente a melhor possível, a Volkswagen Caminhões e Ônibus presta uma verdadeira consultoria quando o assunto é infraestrutura para eletrificação. Desde a especificação dos carregadores testados e aprovados pela montadora até a integração com fontes renováveis de energia, podendo tornar a frota do cliente 100% alimentada por energia limpa.

“A escolha fica a cargo do cliente, de acordo com sua disponibilidade de tempo de recarga e custo. Temos carregadores com diversas capacidades, que podem carregar vários veículos simultaneamente, todos testados e aprovados para trabalhar em perfeita sintonia com o e-Delivery, visando entregar o melhor resultado”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

Além disso, a empresa possui o programa Zero Impact Factory, que tem como objetivo obter mais eficiência ambiental, com foco na neutralização de CO2 e nas ações ecologicamente exemplares.

O programa possui três etapas: projetar novos processos com melhor eficiência, adotar o uso de energias sustentáveis e materiais recicláveis e assumir ações para compensar os impactos causados ao meio ambiente pelas emissões de CO2.

Fonte: VWCO

Parceria com a GreenV

A GreenV, uma empresa de tecnologia inteligentes para mobilidade elétrica, fechou acordo com a VWCO para atender a clientes do VW e-Delivery, fornecendo a infraestrutura para instalação de carregadores. 

Nosso CEO, Junior Miranda, explica que o acordo contempla o desenvolvimento de um projeto e execução da infraestrutura necessária à instalação de carregadores, para viabilizar a mobilidade elétrica tanto nos concessionários da montadora quanto para os frotistas. Após a instalação, testes são realizados da primeira recarga do sistema para garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento. 

“Nossa equipe está apta a fazer um levantamento completo e especializado da necessidade de infraestrutura, de acordo com as normas e especificações técnicas, visando otimizar o consumo de energia das empresas. Dessa forma, criaremos um projeto customizado”, destaca o executivo. 

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!