Carregador para carro elétrico em condomínio: Como funciona e vantagens.

Lei para Condomínios Jacareí

Compartilhe esse texto

A compra do seu carro elétrico ou carro híbrido plug-in é uma decisão que existe algumas implicações, caso você more em condomínio. Principalmente se, um dos motivos para a compra do seu eletrificado seja a comodidade na recarga durante seu descanso quando chega em casa. 

Em prédios, há diversos fatores a serem considerados para ter sua posto de recarga instalado, entenda quais são: se a vaga de garagem é fixa, se a construção do seu condomínio é nova ou antiga, tipo de tomadas disponíveis e se há infraestrutura e capacidade na rede elétrica para o uso de um posto de recarga no condomínio. 

Atualmente no Brasil há pouca regulamentação sobre que facilite ou obrigue os condomínios a disponibilizar infraestrutura para instalação do carregador para carro elétrico ou até mesmo tomadas industriais disponíveis. 

É perceptível a necessidade de adaptação devido às mudanças climáticas pela alta emissão de poluentes e uma das respostas é a popularização da eletromobilidade no Brasil e no mundo, através dos carros elétricos e híbridos. 

Vantagens de ter um carregador para carro elétrico residencial 


No primeiro trimestre de 2024 (janeiro a março), segundo a ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos, os carros elétricos e híbridos bateram o recorde, referente ao ano de 2023, aumentando em 145% de carros emplacados, num total de 36.090. 

Apesar da melhoria na infraestrutura de postos de recarga no Brasil, destacamos as vantagens de ter seu próprio ponto de recarga em sua residência, seja prédio ou casa. 

E as vantagens são:
 

  • Evitar filas em postos de recarga. 
  • Comodidade em ter sua wallbox e carregar seu carro elétrico ou híbrido durante a noite, por exemplo e ter o carro a carga completa no dia seguinte para uso. 
  • Flexibilidade para abastecimento a qualquer horário. 
  • O custo-benefício em relação ao combustível fóssil onde o custo kwh é bem menor.  

Como funciona a instalação de um posto de recarga no meu prédio?

É importante que antes da compra do seu carro elétrico ou híbrido haja uma consulta ao síndico do condomínio para entender a infraestrutura do seu prédio. 

banner_quadro de proteção

Fale com seu síndico e avalie, as seguintes possibilidades:

  • Entender como está dividido a energia elétrica, se há medidor individual para cada morador na área comum do condomínio que fica o carro, que no caso é a garagem. 
  • Infraestrutura de fiação para que o posto de recarga.
  • Levantamento de carga, saber se a rede elétrica está sendo usada na sua totalidade ou se tem carga disponível para ser distribuída para sua vaga de garagem e instalação do carregador para carro elétrico. 
  • Verificar se a solução do posto de recarga será de uso individual ou solução coletiva/ uso comum. Isso em garagens com vagas rotativas ou se o projeto permite poucos carregadores para o prédio.

Potência de carregador, qual comprar?

Para a instalação do seu carregador para carro elétrico ou híbrido plug in, é necessário um projeto que averigua o quanto o seu prédio disponibiliza para seu ponto de recarga. 

Ao descobrir quanto será distribuído, no mercado há carregadores de 3, 7, 11 até 22 kw/h que são conhecidos como wallbox. 

Quanto maior a potência, mais rápida a recarga feita pela corrente de entrada AC. Lembrando que é necessário verificar também, a capacidade de carga máxima permitida do seu veículo, seja elétrico ou híbrido plug-in. 

Quem pode realizar a instalação no prédio da sua wallbox? 

É importante saber que a rede elétrica caso seja sobrecarregada pode causar incêndios. E por isso, recomendamos que a instalação tenha um projeto que envolve uma gama de profissionais: engenheiros elétricos especializados em instalação de carregador para carro elétrico e híbridos, eletricistas que trabalham dentro das especificações do projeto e tenha as seguintes documentações que funcionem dentro das normas NR17:

  • Projeto Elétrico: Neste documento técnico, há especificações de materiais que serão usados, dentro das capacidades de entrada e saída de energia, assegurando qualidade na rede elétrica. Cálculos e desenho do projeto. 
  • Projeto Executivo: É colocado em prática o documento do projeto elétrico, que explica como deve ser feita a instalação do carregador para carro elétrico ou híbrido plug-in. 
  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): Emitido por um engenheiro responsável que em caso de algum dano ou problema no projeto, tem um responsável. Balizado diretamente pelo CREA.  

O que precisa para colocar um carregador de veículo elétrico e híbrido?

Após todo um ajuste de infraestrutura, e a rede elétrica pronta e devidamente distribuídas, é necessário tomadas industriais que atendam ao seu tipo de carregador para carro elétrico, o carregador wallbox e o plug adequado 

Vale a pena ter um carregador de carro elétrico residencial no prédio?

As áreas comuns de um condomínio e os investimentos feitos, precisa ser em benefício de todos, principalmente quando envolve custos. Entretanto, vemos que vale a pena sim, ver a possibilidade de instalação de um carregador para veículos nos condomínios, quer seja para uso individual ou coletivo. 

Para que quaisquer alterações ocorram nesse sentido, é importante aprovação em assembleia onde os condôminos juntos, decidiram o que é melhor para todos. 

A melhor sugestão no caso, é que antes dessa pauta em assembleia, o condômino interessado na compra do carro elétrico ou híbrido, tenha conversas um a um, esclarecendo os benefícios, vantagens, prós e contras. 

Havendo a adaptação dos prédios a começar da infraestrutura para postos de recargas para carros elétricos e híbridos, é uma realidade que precisa acontecer a curto ou a médio prazo

E a valorização do imóvel e condomínio para compra e venda devido a infraestrutura de veículos elétricos e híbridos. 
A GREENV você encontra soluções e serviços de alta tecnologia em eletromobilidade. Sendo uma das pioneiras no Brasil com mais de 10 anos de experiência. Conheça mais sobre a gente em nosso site, Instagram, Youtube e em nosso whatsApp.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Homem encostado em um carro elétrico carregando. Artigo comentando sobre carregadores para carros elétricos.
Carregadores

Carregadores para carros elétricos

Os carregadores para carros elétricos podem ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua. Os carregadores de CA podem carregar com uma potência de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!