Motor Carro Elétrico: quais são os tipos e como funciona?

Compartilhe esse texto

O motor elétrico junto da bateria é um dos principais componentes do carro elétrico ou híbrido. Entenda sobre como funciona o motor do seu veículo elétrico. 

Longe dos filmes futurísticos de sessão da tarde e hoje parte do mercado de eletrificados do Brasil, o motor elétrico é um dos componentes do veículo elétrico que dispõe de uma alta tecnologia e excelente desempenho. 

Antes mesmo do carro a combustão, no início de 1900, o motor elétrico já estava nas ruas, entretanto, com a alta tecnologia desenvolvida nos últimos anos que sua popularização tem ocorrido, por promover um excelente desempenho e autonomia aos motoristas. 

Contando também com os benefícios de baixo ou nenhum emissor poluente e conheça mais sobre o motor elétrico, seu funcionamento e o que é. 

O motor de carro elétrico não é componente exclusivo para carro elétrico e está presente em nosso uso diário para tudo o que funciona dependendo de energia elétrica.

Um dos pontos que difere o motor de veículo elétrico dos outros motores é a tecnologia que vem das baterias e o torque (força de rotação). E o motor elétrico tem dois tipos de motores que são: corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA). 

Como funciona o motor de carro elétrico?

O funcionamento do motor para carro elétrico é simples, é formado de dois componentes principais que são: estator e o rotor. 

O estator, que é um conjunto de imãs que fica em posição circular. E o rotor, que também é conhecido como roda motriz, fica em volta do estator complementando o componente. 

De modo simples, a energia vem das baterias que seguem para o motor diretamente para o estator que faz o rotor girar, ligado ao sistema das rodas que faz o movimento do carro. O motor tem uma rotação de 0 a 20 mil por minuto.    

Tipos de motores elétricos 

O objetivo principal dos motores elétricos é transformar a energia elétrica em energia mecânica, ou seja, pegar a energia advinda da eletricidade e fazer com que o carro entre em movimento. 

Através do movimento rotativo, a combinação entre torque e potência permite de forma mecânica o aumento ou diminuição da velocidade e força do veículo elétrico. 

E os motores elétricos são divididos em motor de corrente contínua, motor de indução (assíncrono), motor síncrono de imã permanente. 

Motor de Corrente Elétrica Contínua CC

Um dos motores de carro elétrico, é o motor de corrente contínua, que possui um torque muito alto, alimentado por corrente elétrica CC e tem por fonte uma bateria ou fonte externa CC (corrente contínua). 

O motor de corrente contínua aquece bastante, e tem em sua estrutura espaço para que haja bastante ventilação, pois é necessário.

O mercado de eletromobilidade por uma questão de desempenho e custo-benefício não utiliza mais esse tipo de motor para seus carros elétricos. 

Motor de Indução (Assíncrono)            

Este motor foi criado por Nikola Tesla, e hoje é um dos mais utilizados no mercado de eletrificados. É da família dos carros de corrente alternada AC e não precisam de ímãs permanentes. 

Ao invés disso, o campo magnético é produzido pela corrente elétrica que passa pelas bobinas fixadas no estator, caso uma corrente alternada seja ligada ao estator o campo magnético também será alterado o controle deste motor. 

É bem simples e devido a esse desafio, o motor de indução não precisa de muita manutenção, porém são mais caros que os motores de corrente contínua possuem torque de arranque baixo. 

E para carros de alta performance, os fabricantes preferem esse tipo de motor elétrico, pois o funcionamento deste motor acontece da seguinte forma:

  • Campo magnético criado pelas bobinas do estator
  • Indução de tensão e corrente no enrolamento do rotor por isso o nome do motor de indução esta indução levar ao rotor é produzir, seu próprio campo magnético que automaticamente tentar alinhar-se ao campo magnético do estator.
  • O Estator gera campo magnético alternando o rotor e irá girar de forma que seu campo magnético tenta acompanhar o campo do estator.

As desvantagens nesse tipo de motor elétrico de indução assíncrono, é que precisam de escovas, e há perdas causadas pela corrente induzida. 

E seu peso e tamanho é maior que os outros motores, não sendo compacto.
A GREENV você encontra soluções e serviços de alta tecnologia em eletromobilidade. Sendo uma das pioneiras no Brasil com mais de 10 anos de experiência. Conheça mais sobre a gente em nosso site, Instagram, Youtube e em nosso whatsApp.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Homem encostado em um carro elétrico carregando. Artigo comentando sobre carregadores para carros elétricos.
Carregadores

Carregadores para carros elétricos

Os carregadores para carros elétricos podem ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua. Os carregadores de CA podem carregar com uma potência de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!