Critérios para comparação de emissão entre veículos a combustão e elétricos
Critério | Veículos a Combustão | Veículos Elétricos |
Emissões Diretas (Rodagem) | Emitem CO₂, NOx, particulados e hidrocarbonetos. | Zero emissões diretas durante a operação. |
Emissões de Ciclo de Vida | Altas emissões desde a extração do petróleo até o uso. | Depende da fonte de energia elétrica e da produção. |
Emissões na Produção | Menores em relação a elétricos, mas ainda significativas. | Maiores devido à produção de baterias. |
Emissões da Queima de Combustível | Queima de gasolina ou diesel contribui para gases do efeito estufa. | Não há queima de combustíveis. |
Emissões de Manutenção | Maior, devido ao desgaste de peças como filtros e óleos. | Menor, pois há menos componentes móveis. |
Impacto no Uso de Energia | Uso intensivo de combustíveis fósseis. | Depende da matriz energética: limpa ou fóssil. |
1. Emissões Diretas Veículos a Combustão vs. Veículos Elétricos
- Carros a Combustão: Produzem emissões durante a operação, principalmente dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), e partículas finas (PM).
- Carros Elétricos: Não possuem emissões diretas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
2. Emissões no Ciclo de Vida Veículos a Combustão vs. Veículos Elétricos
- Combustão: Cerca de 70%-80% das emissões vêm da queima de combustível.
- Elétricos: A produção de baterias pode ser emissiva, mas o impacto diminui se a eletricidade usada para carregamento for proveniente de fontes renováveis.
3. Produção e Reciclagem Veículos a Combustão vs. Veículos Elétricos
- Baterias de Carros Elétricos:
- A fabricação de baterias de íons de lítio consome muita energia.
- O uso de materiais como lítio, cobalto e níquel contribui para emissões, mas avanços tecnológicos e reciclagem ajudam a mitigar.
- Veículos a Combustão:
- Menor impacto inicial, mas com alta poluição ao longo do uso.
4. Comparação Numérica: Veículos a Combustão vs. Veículos Elétricos
- Carro a combustão médio (gasolina): Emite cerca de 2,3 kg de CO₂ por litro de combustível queimado. Isso equivale a 120-170 g de CO₂ por km.
- Carro elétrico médio (dependendo da matriz energética):
- Em países com energia limpa (hidrelétrica, solar, eólica): 0-50 g de CO₂ por km.
- Em países dependentes de carvão ou gás natural: 50-150 g de CO₂ por km.
Conclusão
- Cenário Atual: Carros elétricos são mais sustentáveis no longo prazo, especialmente em regiões com energia limpa.
- Desafios para Eletrificação:
- Reduzir emissões na fabricação de baterias.
- Expandir a infraestrutura de reciclagem.
- Melhorar a matriz energética global para aumentar os benefícios ambientais.