CPO: Gestão de Estações de Carregamento para Veículos Elétricos

Software de gestão de frotas elétricas - GreenV

Compartilhe esse texto

Como o mercado da eletromobilidade está em ascensão, existem muitas dúvidas sobre o setor, principalmente em relação aos pontos de carregamento para veículos elétricos. A principal dúvida que fica é se as estações estarão em constante operação e disponíveis para os motoristas?  

Uma das soluções que está no mercado, inclusive oferecida pela GreenV, é o Operador de Pontos de Recarga (CPO). Explicaremos mais a fundo suas funcionalidades e benefícios.

O que é CPO?

Charge Point Operator, ou CPO, é uma ferramenta de gestão de pontos de recarga para veículos elétricos, responsável por fornecer, controle e garantir a operação da infraestrutura para o setor de e-Mobility.

Temos a imagem do MacBook Pro com a tela aberta no mapa dos pontos de recarga operados pelo CPO.

Sua proposta está em conectar equipamentos de carregamento inteligente com provedores de serviços de mobilidade elétrica (EMSP) – ou seja, conectar empresas com pontos de recarga à uma rede para que motoristas  de veículos elétricos encontrem um local para carregar a bateria.

Um CPO garante que a rede funcione perfeitamente, incluindo diagnósticos, manutenção, podendo inclusive fornecer recurso de cobrança pelo uso do ponto de recarga.

Como a plataforma CPO funciona?

A tecnologia precisa garantir que os pontos de recarga estejam sempre disponíveis e estáveis, operando 24/7, em tempo real e sem falhas. Quando ativo, notifica o surgimento de qualquer problema com os carregadores, que pode ser corrigido automaticamente ou ter uma equipe por trás que consiga entender o problema e resolver remotamente.

A ferramenta coleta informações de tempos em tempos ajudando os operadores na tomada de decisão, auxiliando a otimizar operações, negócios e análises de estatísticas técnicas, sem precisar envolver os funcionários.

Além disso, as estações de carregamento requerem fornecimento e distribuição de energia. A gestão inteligente durante o horário de pico, envolvendo energias renováveis e armazenamento de energia da bateria, reduz os custos operacionais e de capital. O CPO identifica as áreas para otimização de custos e investiga as expectativas dos usuários, equilibrando os processos de negócios.

Mesmo quando o serviço não assume a grande escala, a automação é a essência na redução do Custo Total de Propriedade (TCO).

Quais as funcionalidade da plataforma CPO?

De um modo geral, o CPO pode fornecer:

  • preços por meio do painel de administração;
  • solução de relatórios e cobrança,
  • gerenciamento remoto de estações de carregamento;
  • monitoramento inteligente de energia.

 

A monetização do seu ponto de recarga pode acontecer de forma automática com o CPO. Após a definição do seu modelo de negócio, o software garante que seus clientes sejam cobrados automaticamente após cada sessão e que seu dinheiro seja transferido com segurança.

No gerenciamento de sessões de carregamento, o CPO lida facilmente com todas as tarefas de administração e controle relacionadas à estação. O painel de administração deve fornecer uma visão do histórico de cobrança, modificar preços, monitorar remotamente os carregadores e com automação avançada, resolver problemas comuns.

O monitoramento inteligente de energia permite reduzir os riscos de sobrecarga da estação e da rede, garantindo que os veículos elétricos sejam carregados com segurança e economia otimizada.

Como o CPO pode otimizar meu negócio?

O CPO pode otimizar seu negócio com foco na excelência operacional, gerenciamento inteligente de energia, monitoramento, controle, escalabilidade e interoperabilidade (sistemas trabalhando em conjunto), além da possibilidade de monetização dos seus carregadores.
Na foto temos quatro pilhas crescentes de moedas e ao final um recipiente de vidro preenchido por moedas, sobre todos há mudas de plantas.

Impressionante, não?! Todos esses benefícios proporcionados pelo CPO ajudam você e sua empresa a otimizar sua frota elétrica e seus carregadores.

Esses tópicos contribuem muito para um ROI (Return Over Investiment) cada vez maior!

Ficou animado? Tem interesse em implementar o CPO em seu negócio? Acesse o link e confira a solução completa da GreenV!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Homem encostado em um carro elétrico carregando. Artigo comentando sobre carregadores para carros elétricos.
Carregadores

Carregadores para carros elétricos

Os carregadores para carros elétricos podem ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua. Os carregadores de CA podem carregar com uma potência de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!