Como serão as estações de carregamento no futuro?

Foto Estação Recarga Futuro

Compartilhe esse texto

Com o crescente número de veículos elétricos rodando nas ruas e estradas do Brasil, uma pergunta que fica é: no futuro, as estações de recarga para veículos elétricos serão como os atuais postos de gasolinas ou serão um grande estacionamento com vários pontos de carregamento?


Felizmente, para tirar essa dúvida, existe uma competição chamada “As estações de abastecimento elétrico do futuro”, no qual designers desenvolvem o que podemos ter de futuros postos de abastecimentos.


Os vencedores nos mostraram que não será nenhuma das hipóteses. Confira ao longo do texto.

Sumário

"More With Less"

More With Less
Fonte: Site Green Car Reports

O vencedor James Silvester, propôs um design que consiste em uma estrutura modular sustentável contendo pequenas opções de comércio e banheiros, aliados à áreas maiores que podem trazer outros recursos dedicados à lazer e entretenimento como food trucks, academias, galerias de arte e um jardim sensorial.

A proposta de James, batizada de “More with Less”, é iluminada com luzes de LED à noite, e possui sinalização dinâmica que orientam as pessoas até as estações de carregamento disponíveis.

"The Circle"

Fonte: Site Green Car Reports

O segundo lugar foi para o “The Circle”, de Selçuk Kişmir. Nesse design, uma marquise verde com painéis solares cobrem os pontos de recarga enquanto circundam um campo aberto – como uma “área para relaxar”, com mesas, áreas de comércio e um espaço para artes.

"Plug and Play"

Plug and Play
Fonte: Site Green Car Reports

“Plug and Play”, do Pavlo Babiienko, ficou em terceiro lugar e também propôs uma marquise sobre as estações de carregamento, com vários espaços abertos, pequenos negócios e mais luz natural.

Baseada nas apresentações, o júri fez sua previsão a respeito do futuro: “Será tudo sobre um único teto. Imagine um hub semelhante a um pavilhão que pode acomodar as estações de carga, áreas para relaxar e variedades de comodidades numa estrutura de mínimo impacto”. Ele também prevê que será um conceito modular que pode ser ampliado ou reduzido para atender às diversas necessidades do local.

Este concurso ajuda a ressaltar que uma melhor solução precisar ser desenvolvida pensando nas necessidades dos motoristas de VE e pensar nas estações de carregamento das estradas como um espaço público que seja agradável.
Portanto, existem várias boas ideias em jogo que podem virar realidade no futuro da mobilidade elétrica. Assista ao vídeo do vencedor do concurso, e nos diga o que achou!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Carregadores

Quanto custa para carregar carro elétrico?

Utilizando carregador residencial, o custo médio de carregamento completo de bateria para carro elétrico é de R$ 56,07. Consideramos nessa conta o custo médio de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!