Maserati anuncia 6 modelos de carros elétricos

Maserati GranTurismo Folgore - Blog GreenV - Destaque

Compartilhe esse texto

Uma das mais famosas montadoras de veículos de luxo, a Maserati, planeja lançar versões totalmente elétricas para cada um de seus modelos do portfólio até 2025. Além disso, ainda pretende ter uma linha 100% elétrica até 2030, se juntando a outras montadoras como Aston Martin e Volvo.

Maserati GranTurismo Folgore
Fonte: Maresati

Os modelos elétricos serão chamados de Folgore (italiano para “relâmpago”). O primeiro será o Cupê GranTurismo Folgore, previsto para estrear em 2023, com uma versão conversível GranCabrio seguindo no final do ano. Um powertrain de três motores fornecerá mais de 1.200 cv, com um tempo de 0-100 km/h de menos de 3 segundos e uma velocidade máxima de mais de 305 km/h, de acordo com a Maserati.

A montadora também mencionou um carregador de primeira classe com uma arquitetura elétrica de 800V (volts) utilizando inversores de Fórmula E. Anteriormente, a Maserati havia confirmado que entrará nesta categoria do automobilismo em 2023.

Uma versão elétrica do SUV Grecale também chegará em 2023. Isso significa que ele vai estrear cerca de um ano após a versão a gasolina, que foi revelado dias atrás. As versões elétricas do carro esportivo MC20, Levante SUV e Quattroporte sedan chegarão em 2025. Com isso, até 2025 a Maserati terá 6 modelos de veículos elétricos.

A sede de produção permanece na Itália. O conglomerado estabeleceu uma meta de vender mais de 75 modelos elétricos e 5 milhões de veículos elétricos no mundo até 2030.

O CEO da Maserati, Davide Grasso, se recusou a dar detalhes sobre se os novos modelos da montadora compartilharão uma plataforma com outros veículos da empresa mãe. “É claro que com Stellantis, somos parte de uma grande família com muitas oportunidades”, disse Grasso. “O que está claro é que a Maserati representa desempenho e luxo, e isso será protegido com certeza no futuro. À medida que avançamos em direção à eletrificação, você verá uma arquitetura mais dedicada, focada em oferecer o melhor em alcance e desempenho”, explica.

A Maserati tinha uma certa resistência quanto aos elétricos, então mudou de direção em 2019. Houve rumores de que o GranTurismo seria o primeiro Maserati elétrico, com adição de versões híbridas do Ghibli e Levante para o mercado europeu.

Os modelos elétricos Folgore fazem parte de grande impulsionamento de eletrificação da Stellantis, controladora da Maserati. O que nos resta é aguardar para confirmar se os modelos eletrificados serão tão encantadores quantos os modelos a gasolina.

Maserati GranTurismo Folgore - traseira - Blog GreenV
Fonte: Maserati

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!