Futuro da empregabilidade e a Mobilidade Elétrica

Compartilhe esse texto

O futuro do mercado de trabalho é um tema muito discutido atualmente. No mercado brasileiro, conquistar oportunidades pode se tornar um verdadeiro desafio, pois a empregabilidade é muito instável. Após a pandemia do covid-19, o número de pessoas desempregadas atingiu 13,8% em julho de 2020, segundo dados do IBGE.

Porém, vale salientar que profissionais com ensino superior possuem melhor desempenho na empregabilidade. Pesquisas apontam que a taxa de desemprego é maior entre pessoas com escolaridade incompleta, fazendo com que pessoas com ensino superior completo tenham duas vezes mais chances de adquirir um emprego.

Importância da qualificação profissional

Em uma pesquisa realizada pela Robert Half, revela que 60% dos recrutadores têm enfrentado algum nível de dificuldade para encontrar profissionais qualificados, 46% relataram que é difícil contratar pessoas capacitadas e 13% a classificam como muito difícil.

Isso reforça a importância da qualificação profissional, principalmente profissionais especializados e capacitados para o mercado automobilístico – que está crescendo a cada dia mais!

Como está o mercado de Eletromobilidade no mundo?

Os veículos eletrificados estão transformando a indústria automotiva e ajudando a descarbonizar o planeta. Nos dias atuais, tanto governos quanto as indústrias e sociedade querem cada vez mais popularizar o transporte elétrico.

Essa tendência global, com o foco principal em sustentabilidade, incentiva o uso de veículos eletrificados para diminuir a emissão de gases.

A mobilidade elétrica está crescendo cada vez mais, diversos países da Europa e estados dos Estados Unidos, já possuem projetos de proibir a venda de veículos à combustão a partir de 2035.

Um relatório da International Energy Agency (organização internacional para fomento da indústria de energia) estima que o crescimento global triplicou nos últimos 3 anos, com um aumento de 109% das vendas globais, estima-se que existam cerca de 16 milhões de veículos elétricos em circulação no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.

Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), estima-se que as vendas globais de elétricos e plug-ins (BEV e PHEV) sejam ainda mais acentuadas, podendo chegar a 12 milhões de veículos ainda em 2022, quase o dobro que o ano anterior.

Crescimento no Brasil

Carro elétrico carregando

No Brasil, a expansão é promissora também. Temos mais de 100 mil carros elétricos e híbridos em circulação, além de que os consumidores estão cada vez mais interessados nos carros elétricos, meio ambiente e questões ESG.

Apesar da pandemia e da crise de fornecimento enfrentada pelo setor, a procura por veículos elétricos cresceu. A venda de carros elétricos e híbridos cresceu 78% no 1º trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado.

As emissões, congestionamentos e segurança, sem dúvidas, são questões importantes. Para a GreenV, vemos uma janela de oportunidades à frente e estamos preparados para o futuro.

Empregabilidade no setor que cada vez mais cresce

Empresas da área já perceberam que necessitam de mão de obra qualificada para atender suas demandas crescentes. A eletrificação é o novo caminho que o mundo está percorrendo, portanto, é necessário o investimento em profissionais especializados na área.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), surgirá uma grande demanda por profissionais especializados em mobilidade elétrica, infraestrutura, instalação de carregadores e em soluções para eletromobilidade.

Até pouco tempo, um profissional que desejava aprofundar seus conhecimentos no universo da mobilidade elétrica, contava com raras opções de centro de ensino. A Academy by GreenV é a solução perfeita para quem procura se especializar e estar preparado para atuar nesse mercado do futuro.

Especialização em Mobilidade Elétrica

A Academy by GreenV é o centro de ensino de mobilidade elétrica mais completo do mercado brasileiro. Como referência na área de eletromobilidade, nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento e formação desses futuros profissionais e disseminar conhecimento para diversos públicos.

Oferecendo cursos de formação voltados para a pesquisa e formação de profissionais de veículos elétricos, os cursos de formação e módulos individuais são ideais para quem deseja se desenvolver profissionalmente na área, bem como para empresas que buscam prepará-los para o futuro.

Cursos 100% digitais e conteúdos de alta qualidade, ministrados por professores renomados, os cursos oferecem conhecimento aprofundado sobre veículos elétricos e tudo que envolve o setor.

Junte-se ao mercado que mais cresce e seja destaque nos temas!

Dê uma chance ao seu futuro e estude na Academy!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Homem encostado em um carro elétrico carregando. Artigo comentando sobre carregadores para carros elétricos.
Carregadores

Carregadores para carros elétricos

Os carregadores para carros elétricos podem ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua. Os carregadores de CA podem carregar com uma potência de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!