Mobilidade Elétrica avança no Brasil

Mobilidade Elétrica avança no Brasil

Compartilhe esse texto

O crescimento da eletromobilidade no Brasil segue em expansão, com recordes de vendas, necessidade de profissionais especializados no ramo, montadoras se estabelecendo no território nacional, incentivos governamentais, e muito mais.

Separamos abaixo, algumas das principais notícias sobre a Mobilidade Elétrica no Brasil para te manter informado e atualizado sobre esse universo. Confira!

 

Mas antes de entrarmos nos conteúdos, conhece nossos cursos especializados em Mobilidade Elétrica? Clique no link abaixo para saber mais!

Seja profissional no assunto e se destaque no mercado de trabalho!

 

Veículos eletrificados atinge recorde de vendas no Brasil

Crescimento de vendas de veículos elétricos no Brasil

Com motivos para comemorar, o Brasil entra em 2023 com mais um recorde! As vendas de veículos eletrificados atingiram o marco de 49.245 unidades, 41% acima de 2021, que havia vendido 34.990 na época. 

Com o mesmo destaque das vendas mundiais, os veículos 100% elétricos também tiveram um aumento, com 8.460 unidades, 17% do total de eletrificados do ano, sendo um recorde de vendas.

Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no total, a frota eletrificada em circulação no Brasil, já está em 126.504 unidades, incluindo automóveis, comerciais leves e híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

São Paulo já tem mais de 1.000 ônibus elétricos encomendados

Com a intenção de acelerar a transformação energética no transporte público, empresas de transporte que operam na cidade de São Paulo já solicitaram 1109 unidades de ônibus elétricos. Segundo a SPTrans, 657 ônibus elétricos a bateria serão recebidos ainda este ano e 457 unidades em 2024.

O compromisso é de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da capital até 2024, equivalente a 2.600 ônibus elétricos em circulação, essa iniciativa é um grande avanço para a eletrificação da maior cidade do país. 

Atualmente, a frota de São Paulo conta com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 unidades movidas a bateria. Dessa forma, o número de encomendas deve aumentar, já que muitas concessionárias ainda não solicitaram seus elétricos.

Isenção de IPVA para carros elétricos: Governo do Paraná envia proposta à Assembleia Legislativa

Isenção de IPVA para carros elétricos: Governo do Paraná envia proposta à Assembleia Legislativa

Com o propósito de incentivar a venda e o uso de veículos elétricos no estado, o governador Carlos Massa, enviou à Assembleia Legislativa, no dia 20 de dezembro, o projeto de lei que visa prorrogar a isenção da alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), para veículos elétricos até o dia 31 de dezembro de 2023. Medida vigente desde outubro de 2019, com alíquota de 3,5% até então.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, o Paraná tem cerca de 4 milhões e meio de veículos tributáveis, sendo 3967 puramente elétricos.

Mas não só o Paraná que possui essa vantagem, em oito estados do Brasil, os donos de carros elétricos não pagam IPVA, sendo eles: Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Governo de São Paulo promete incentivos à produção de carros elétricos

Governo de São Paulo promete incentivos à produção de carros elétricos

Além do que já sabemos, a eletromobilidade se expande todos os dias, e com proporção mundial. No Brasil não é diferente, o governo indica cada vez mais o interesse de diminuir a circulação de carros movidos à combustão. 

Em entrevista para a TV Globo, o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que vai incentivar a produção e o uso de veículos elétricos. Haddad, relatou que pretende fomentar a tecnologia e a indústria no Brasil, incluindo a Automotiva.

Não é a primeira vez que Haddad mostra se importar com energia limpa, antes mesmo da posse, o ministro afirmou: “Vamos rever desonerações para setores que não precisam de estímulo, dar estímulo a outros setores que precisam florescer no nosso país, como, por exemplo, os setores associados à transição ecológica, produção de energia limpa, produção de carros não poluentes. É isso que o mundo está interessado e é isso que temos a oferecer para o mundo”.

Top 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022

Top 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022

Até o momento, grande parte das vendas se concentraram sobretudo na região sudeste, 50% dos emplacamentos aconteceram nos estados da região, especialmente em São Paulo. 

O campeão de vendas dos puros foi o 100% elétrico Volvo XC40 Recharge, com autonomia de 305 kW e 408 CV de potência, o veículo fechou com 1605 emplacamentos até o mês de novembro.

Confira a seguir o ranking dos carros elétricos mais vendidos de 2022 até o mês de novembro e também a quantidade de unidades vendidas.

 

1º) Volvo XC40 – 1.605 

2º) Caoa Chery iCar – 779

3º) JAC E-JS1 – 589

4º) Volvo C40 – 546

5º) Renault Kwid E-Tech – 420

6º) Renault Kangoo EV – 400

7º) Audi E-Tron – 396

8º) Mini Cooper SE – 348

9º) Nissan Leaf – 341

10º) Citroën e-Jumpy – 243

 

Gostou das últimas notícias? O crescimento da Mobilidade Elétrica no Brasil está progredindo cada vez mais! E você? Já sabe onde encontrar carregadores para seu carro elétrico ou híbrido plug-in?

Acesse nosso site para encontrar o carregador ideal para seu veículo! 

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Homem encostado em um carro elétrico carregando. Artigo comentando sobre carregadores para carros elétricos.
Carregadores

Carregadores para carros elétricos

Os carregadores para carros elétricos podem ser de corrente alternada (CA) ou de corrente contínua. Os carregadores de CA podem carregar com uma potência de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!