Mobilidade Elétrica avança no Brasil

Mobilidade Elétrica avança no Brasil

Compartilhe esse texto

O crescimento da eletromobilidade no Brasil segue em expansão, com recordes de vendas, necessidade de profissionais especializados no ramo, montadoras se estabelecendo no território nacional, incentivos governamentais, e muito mais.

Separamos abaixo, algumas das principais notícias sobre a Mobilidade Elétrica no Brasil para te manter informado e atualizado sobre esse universo. Confira!

 

Mas antes de entrarmos nos conteúdos, conhece nossos cursos especializados em Mobilidade Elétrica? Clique no link abaixo para saber mais!

Seja profissional no assunto e se destaque no mercado de trabalho!

 

Veículos eletrificados atinge recorde de vendas no Brasil

Crescimento de vendas de veículos elétricos no Brasil

Com motivos para comemorar, o Brasil entra em 2023 com mais um recorde! As vendas de veículos eletrificados atingiram o marco de 49.245 unidades, 41% acima de 2021, que havia vendido 34.990 na época. 

Com o mesmo destaque das vendas mundiais, os veículos 100% elétricos também tiveram um aumento, com 8.460 unidades, 17% do total de eletrificados do ano, sendo um recorde de vendas.

Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no total, a frota eletrificada em circulação no Brasil, já está em 126.504 unidades, incluindo automóveis, comerciais leves e híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).

São Paulo já tem mais de 1.000 ônibus elétricos encomendados

Com a intenção de acelerar a transformação energética no transporte público, empresas de transporte que operam na cidade de São Paulo já solicitaram 1109 unidades de ônibus elétricos. Segundo a SPTrans, 657 ônibus elétricos a bateria serão recebidos ainda este ano e 457 unidades em 2024.

O compromisso é de eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus da capital até 2024, equivalente a 2.600 ônibus elétricos em circulação, essa iniciativa é um grande avanço para a eletrificação da maior cidade do país. 

Atualmente, a frota de São Paulo conta com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 unidades movidas a bateria. Dessa forma, o número de encomendas deve aumentar, já que muitas concessionárias ainda não solicitaram seus elétricos.

Isenção de IPVA para carros elétricos: Governo do Paraná envia proposta à Assembleia Legislativa

Isenção de IPVA para carros elétricos: Governo do Paraná envia proposta à Assembleia Legislativa

Com o propósito de incentivar a venda e o uso de veículos elétricos no estado, o governador Carlos Massa, enviou à Assembleia Legislativa, no dia 20 de dezembro, o projeto de lei que visa prorrogar a isenção da alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), para veículos elétricos até o dia 31 de dezembro de 2023. Medida vigente desde outubro de 2019, com alíquota de 3,5% até então.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, o Paraná tem cerca de 4 milhões e meio de veículos tributáveis, sendo 3967 puramente elétricos.

Mas não só o Paraná que possui essa vantagem, em oito estados do Brasil, os donos de carros elétricos não pagam IPVA, sendo eles: Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Governo de São Paulo promete incentivos à produção de carros elétricos

Governo de São Paulo promete incentivos à produção de carros elétricos

Além do que já sabemos, a eletromobilidade se expande todos os dias, e com proporção mundial. No Brasil não é diferente, o governo indica cada vez mais o interesse de diminuir a circulação de carros movidos à combustão. 

Em entrevista para a TV Globo, o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que vai incentivar a produção e o uso de veículos elétricos. Haddad, relatou que pretende fomentar a tecnologia e a indústria no Brasil, incluindo a Automotiva.

Não é a primeira vez que Haddad mostra se importar com energia limpa, antes mesmo da posse, o ministro afirmou: “Vamos rever desonerações para setores que não precisam de estímulo, dar estímulo a outros setores que precisam florescer no nosso país, como, por exemplo, os setores associados à transição ecológica, produção de energia limpa, produção de carros não poluentes. É isso que o mundo está interessado e é isso que temos a oferecer para o mundo”.

Top 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022

Top 10 carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2022

Até o momento, grande parte das vendas se concentraram sobretudo na região sudeste, 50% dos emplacamentos aconteceram nos estados da região, especialmente em São Paulo. 

O campeão de vendas dos puros foi o 100% elétrico Volvo XC40 Recharge, com autonomia de 305 kW e 408 CV de potência, o veículo fechou com 1605 emplacamentos até o mês de novembro.

Confira a seguir o ranking dos carros elétricos mais vendidos de 2022 até o mês de novembro e também a quantidade de unidades vendidas.

 

1º) Volvo XC40 – 1.605 

2º) Caoa Chery iCar – 779

3º) JAC E-JS1 – 589

4º) Volvo C40 – 546

5º) Renault Kwid E-Tech – 420

6º) Renault Kangoo EV – 400

7º) Audi E-Tron – 396

8º) Mini Cooper SE – 348

9º) Nissan Leaf – 341

10º) Citroën e-Jumpy – 243

 

Gostou das últimas notícias? O crescimento da Mobilidade Elétrica no Brasil está progredindo cada vez mais! E você? Já sabe onde encontrar carregadores para seu carro elétrico ou híbrido plug-in?

Acesse nosso site para encontrar o carregador ideal para seu veículo! 

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Veículos Elétricos

Carro elétrico mais barato em 2024

O carro elétrico mais barato do Brasil hoje é o Kwid E-tech no valor de R$99.990,00.  Com a vinda de fabricantes chinesas, tal como BYD,

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!