Tipos de baterias para carro elétrico

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A história dos meios de transportes, carros, ônibus e outros começou no final do século 19 e começo do século 20. 

E a modalidade de carro elétrico, foi criada juntamente com o carro a combustão, e neste início da popularização dos automóveis, o carro elétrico chegou a ser em igual quantidade ao carro a combustão, porém a falta de tecnologia e a ampliação do uso das terras, tornou o carro a combustão unanimidade aos motoristas. 

E ao longo das décadas, um dos componentes mais importantes do carro elétrico se tornou a bateria, onde teve um alto investimento em tecnologia aumentando a capacidade de armazenamento, colocando onde estamos hoje: num mercado de eletrificados aquecido no mundo e no Brasil. 

Como funcionam as baterias para carros elétricos

As baterias hoje conseguem armazenar duas vezes mais energia, por quilograma e com metade do peso. Um dos motivos que a tecnologia de eletrificados no Brasil e no mundo cresceram bastante nos últimos anos. 

As baterias funcionam com princípios bastante simples, pegue dois metais parcialmente dissolvidos, um cujo os átomos querem se dissolver mais e liberar elétrons e um cuja os átomos querem voltar para fase sólida, necessitam de elétrons para fazer isso. 

Quando você coloca os dois juntos conectados por um fio, ambos satisfazem as necessidades um dos outros, enviando e recebendo elétrons uns aos outros e assim temos eletricidade, a corrente elétrica. 

Lítio, cobalto, manganês, níquel e ferro-fosfato são elementos que na prática precisam ser eletroquimicamente combinados e de forma controlada, dentro da temperatura normal para seu perfeito funcionamento.  

Tipos de baterias

ÍON de Lítio

As baterias de íon de lítio, estão bem no comecinho da tabela periódica, bem conhecida por alguns de nós no tempo de escola. É um dos elementos mais leves na composição da bateria elétrica e bem difundida também entre os fabricantes.

Lítio é um tipo de metal alcalino, a bateria de lítio carrega mais rápido, é mais leve, armazena mais energia e carrega mais rápido. 

A base da bateria de lítio é composta de um conjunto de peças e uma delas é a célula e tem diversos formatos: cilíndrico, pouch e prismática. Dentro das células, possui voltagem variada, conforme a fabricação.  

Os modelos de carros elétricos que utilizam essa bateria são os: BEv’s (carros elétricos movidos a bateria) e PHEV (carros híbridos). 

NMC (Lítio, níquel-manganês-cobalto H3) 

A base de metal para as baterias dos eletrificados são o lítio, além dele destacamos o manganês e cobalto.  

A bateria NMC são dos sistemas de lítio íon, mais bem sucedidos e é uma combinação: Níquel, Manganês e Cobalto. São baterias otimizadas para a potência específica com alto pico de corrente de descarga, tem condições de carga moderada. Tem baixa taxa de auto aquecimento e os materiais níquel, manganês e cobalto podem se misturar facilmente, melhorando o armazenamento. 

A tensão nominal de 3,6 volts operando entre 3 e 4,2 volts por célula possui energia específica de até 220 watts. 

LPF (Lítio, ferro-fosfato)

A maioria dos consumidores está acostumada apenas com baterias de lítio construídas a partir de dióxido de Cobalto, óxidos de manganês e óxido de níquel,  cuja tensão nominal as 3.7 volts. 

Entretanto, existe no mercado uma família de baterias de fosfato de lítio o ferro com tensão nominal de 3.2 volts. As vantagens dessa bateria de Lithium ferro é alta corrente nominal,  longa vida útil, excelente estabilidade térmica e maior segurança e tolerância quando usada.

Importância de entender o material da bateria do seu carro elétrico

As baterias como componentes principais dos carros elétricos, têm formatos e materiais diversos em sua composição. Fato é que a combinação de células e modelos delas impacta diretamente na autonomia, potência e qualidade da sua experiência com carro elétrico. 

Ressaltamos que a segurança, tecnologia e qualidade das baterias são fundamentos que as principais fabricantes de carros elétricos e híbridos prezam como componente dos seus veículos. 

E as baterias compartilhadas acima, são referentes ao principal componente de rotação das rodas e funcionamento do motor. Havendo uma bateria adicional para o funcionamento da multimídia, portas e vidros e outros itens que necessitam do carro elétrico. 

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