Tudo sobre carregadores de carros elétricos

Carregador recarregando um carro elétrico com o logo da GreenV

Compartilhe esse texto

O Brasil apresenta um crescimento exponencial nas vendas de veículos elétricos, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, no último mês de Fevereiro foram emplacadas 4.294 unidades, um crescimento de 25% em comparação ao ano anterior.

Desse modo, é essencial conhecer os vários tipos de carregadores e entender suas principais funcionalidades. Pensando nisso, elaboramos o conteúdo abaixo para sanar todas as suas dúvidas, confira!

GreenV Store

Descubra a sua solução em carregadores para carros elétricos! Encontre diversos tipos de kits de proteção, cabos, carregadores e muito mais em nossa loja online!

Carregadores lentos

Os carregadores lentos são utilizados principalmente em carregamento doméstico, contando com potências entre 1,2 kW (220V/6A) a 7 kW (220V/32A). Os modelos com consumo de até 16A possuem tomada padrão ABNT, de três pinos. Já os de corrente superior, contam com tomada industrial. 

O tempo de recarga do veículo varia de acordo com a capacidade de bateria e da potência do conversor interno. Usualmente, para um carregador portátil de 3,6 kW (220V/16A), a recarga demanda de 8 a 16 horas, dependendo ainda do estado de carga remanescente. Os carregadores são amplamente utilizados em recargas residenciais, principalmente no período noturno, mas também são frequentemente encontrados em estacionamentos corporativos e pontos públicos.

A opção pelo carregador portátil é uma alternativa econômica e prática para quem possui um veículo elétrico e deseja carregá-lo de forma mais lenta e gradual, o que contribui para a preservação da bateria. Um exemplo de carregador dessa modalidade é o portátil  de 3,6 kW da GreenV disponível em nossa loja. Clique aqui para saber mais!

Carregadores semirrápidos

Os carregadores semirrápidos são equipamentos que permitem o carregamento de baterias de veículos elétricos em um período mais curto de tempo, normalmente entre 1 hora a 6 horas, dependendo do modelo e das especificações técnicas do veículo.

Eles possuem uma potência de carregamento mais alta do que carregadores lentos, com potências que chegam a 22 kW (220 V/380 V/32 A por fase), em corrente alternada. Esses tipos de carregadores podem ser encontrados em postos de recarga públicos, estacionamentos, shoppings centers, supermercados, entre outros. 

Os carregadores semirrápidos são uma ótima opção para quem precisa recarregar a bateria do carro em um período mais curto de tempo e em locais em que o carro provavelmente ficará estacionado por algumas horas (por exemplo, no trabalho). Confira estes modelos de carregadores na GreenV Store. Clique aqui para conhecer!

Carregadores rápidos

O carregamento rápido é feito comumente em corrente contínua – CC, através de carregadores com potências que variam de 25kW até 50 kW e podem carregar baterias em períodos de tempo reduzidos. Eles utilizam conectores específicos, como o CHAdeMO e CCS2 e são ideais para situações em que a recarga rápida é necessária, como em viagens, permitindo que os motoristas recarreguem rapidamente seus veículos e continuem o seu trajeto. 

Alguns  carregadores em corrente alternada – CA entregam potências de até 43 kW e utilizam conectores padrão Mennekes, Tipo 2. Nem todos os veículos elétricos conseguem carregar na potência total, sendo que a maioria dos modelos comercializados no mercado nacional carregam a 22 kW (220 V/380 V/32 A por fase. Eles são ideais para recargas em locais públicos, como shoppings e estacionamentos, onde as recargas podem ser controladas de acordo com a necessidade dos usuários. 

Em resumo, os carregadores CC são mais potentes que os em CA, proporcionam cargas mais rápidas e são encontrados em locais públicos, rodovias ou concessionárias de veículos.

Leia também:

Carregadores ultrarrápidos

Os carregadores ultrarrápidos utilizam tecnologias que permitem carregar as baterias de veículos elétricos em um tempo mais curto do que os carregadores rápidos convencionais. Geralmente são encontrados em rodovias ou postos de abastecimento dedicados, além de redes de algumas marcas de veículos.

Tais carregadores possuem potência que varia de 150 kW a mais de 350 kW, permitindo que determinados veículos sejam recarregados de 20 a 40 minutos, dependendo da capacidade da bateria e da energia restante no conjunto. 

Contudo, para maximizar a eficiência e proteger a bateria, a potência de carregamento diminui assim que o estado de carga da bateria atinge 80%, como programado na maioria dos veículos. Nem todos os veículos elétricos possuem as duas opções de recarga (Ca e CC). É importante sempre verificar no manual do carro quais são as opções de carregamento.

A instalação de carregadores ultrarrápidos está se expandindo rapidamente em todo o mundo, para permitir que os veículos elétricos possam percorrer longas distâncias com facilidade.



Gostou do conteúdo? Clique aqui para adquirir o carregador ideal para o seu carro elétrico!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Em crescimento exponencial, mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados em Eletromobilidade.
Dicas

Carro elétrico paga IPVA?

O IPVA é um imposto obrigatório e cada estado possui sua regra, e sim, carro elétrico e carro híbrido tem IPVA. Entenda como funciona no

Veículos Elétricos

Carro elétrico: O que é? Como funciona?

Ao falarmos de mobilidade elétrica, contamos com variadas modalidades entre bicicleta, patinete, ônibus, tuck tuck e os carros elétricos que são veículos movidos a eletricidade,

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!