Carros Elétricos: Entenda novo formato de autonomia

Carregador para carros elétricos

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Dentro de pouco tempo, a autonomia de todos os carros elétricos comercializados no Brasil terão novo formato de exibição pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A nova modalidade diminui 30% do total de autonomia dos elétricos, com a promessa de indicar a autonomia nas condições reais de direção.

Como será o novo formato de autonomia?

Segundo o Inmetro, os modelos elétricos seguem a mesma metodologia definida pela EPA (Environmental Protection Agency) nos Estados Unidos, que utiliza a mesma norma SAE (Society of Automotive Engineers).

A metodologia prevê um fator de correção de 0,3 nos ensaios de autonomia dos veículos elétricos, com o objetivo de aproximar os valores obtidos nos testes em laboratório das condições reais de uso nas ruas, trazendo uma verificação mais concreta do consumo real dos veículos para o consumidor.

De acordo com o Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos (Divet), “Não há mudança no método de ensaio, mas sim uma novidade na apresentação da informação para o consumidor, que passa a ver, na tabela, a autonomia do veículo em distância percorrida, e não a conversão em km/l, como era feito anteriormente. Esse formato de apresentação dos dados acompanha a evolução do mercado de carros elétricos e vem sendo discutido com toda a indústria há alguns anos, tendo passado inclusive por processo de consulta pública em 2020”.

Qual será a nova autonomia dos elétricos ou híbridos?

A partir de agora, as marcas precisarão calcular 30% a menos sobre os resultados de autonomia coletados em laboratório. Resultando no total de autonomia 30% mais baixo que no valor apurado nos testes oficiais. Desse modo, por exemplo, se um carro elétrico ou híbrido alcançar 300 km de autonomia no teste de laboratório para o Programa Nacional de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a informação oficial quanto à autonomia será de 210 km. Graças ao novo formato, alguns modelos de carros elétricos já passaram por uma significativa redução na autonomia divulgada pelas suas fabricantes. Como aconteceu com o Volvo XC40, que foi de 420 km de autonomia para 231 km. Totalizando 45% de redução, sendo 15% referente à diferença dos testes do ciclo WLTP (utilizado na Europa) e do PBEV, enquanto os outros 30% considerados pelo novo cálculo do Inmetro.

O novo formato pode afetar o mercado dos elétricos?

De acordo com o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a nova regra não deve afetar o mercado nacional de veículos elétricos pois ela “vale para todas as fabricantes e todos os modelos híbridos e elétricos, é igual para todo mundo”. 

Antes, cada fabricante poderia utilizar o método que preferisse para divulgar a autonomia de seus veículos, como a WLTP, EPA, NEDC, PBEV, entre outros. Agora será feita a padronização para autonomia declarada dos modelos, o que permitirá uma melhor comparação entre todos os concorrentes.

Homem carregando seu carro elétrico

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