Carro Híbrido: O que é e como funciona?

Fotografia colorida mostra um carro elétrico conectado ao carregador.

Compartilhe esse texto

Carros híbridos são veículos com motores a combustão e elétrico, buscando economia, menor emissão e dirigibilidade suave

O que é o carro híbrido? 

O carro híbrido, é o carro, que possui dois tipos de motores para que funcione. Sendo o motor a combustão que necessita de abastecimento de gasolina ou etanol, e o motor elétrico movido a bateria, que precisa de energia elétrica para recarga ou através da frenagem durante o uso. 

É possível ambos os motores trabalharem juntos, para mover o seu veículo híbrido ou de forma combinada, primeiro o motor elétrico e depois o motor a combustão ou vice versa. O modo de funcionamento, é determinado pelo fabricante. 

Como funciona o carro híbrido? 

O funcionamento do carro híbrido como já mencionamos é gerado pelo funcionamento dos dois motores e seus respectivos sistemas.

Em linhas gerais, os propulsores são dispositivos que levam a corrente elétrica da bateria ou do motor a combustão através de magnetismo para as rodas. 

A energia pode ser provida por meio da queima de combustível, seja etanol ou gasolina no caso do funcionamento do motor a combustão, ou através de energia elétrica no caso dos carros plug-in ou via frenagens que funcionam como um auto gerador de energia e carregamento. 

O desempenho e autonomia dos carros híbridos dependem de cada fabricante e como cada motor é acionado, se é conduzido pelo motorista ou funciona automaticamente. 

Principais diferenças entre carro híbrido ou carro elétrico? 

Os carros híbridos possuem dois motores e sistemas diferentes de energia, sendo por energia elétrica através da bateria ou por combustível, etanol ou gasolina. 

Outra diferença está na emissão de poluentes e impacto no meio ambiente, nos carros híbridos há uma alta tecnologia principalmente na economia de combustível, entretanto, ainda há emissão poluentes no meio ambiente. E no carro elétrico, não há emissões de poluentes. 

A autonomia é uma das diferenças entre os carros elétricos e híbridos, os carros elétricos depende de energia elétrica para manter-se rodando e em longas viagens de pontos de recarga, algo que o híbrido não havendo mais energia elétrica na bateria, pode se optar pelo uso do motor a combustão, dependendo de abastecimento de combustível. 

Como funciona e as categorias de veículo híbrido?

Aqui no Brasil há diversos modelos de veículos híbridos que atendem a toda necessidade dentro dessa modalidade, e essa variedade também está ligada aos diferentes tipos de fabricantes que temos no mercado de eletrificados. 

Conheça os 3 principais categorias de carros híbridos e seus funcionamentos:

Híbrido (HEV)

Também conhecido como híbrido tradicional, o principal motor utilizado é o motor a combustão e recarregado pelo próprio motor a combustão e frenagens. É utilizado o motor elétrico com velocidade mais reduzida. 

Híbrido plug in (PHEV)

A grande diferença entre do HEV está no plug in para que haja carregamento em postos de recarga ou carregadores residenciais. Além da capacidade da bateria interna do carro híbrido plug-in ser um pouco maior, aumentando a autonomia e desempenho da locomoção na modalidade elétrica.

Híbrido Leve (MHEV) 

A bateria do carro é menor, e ele não serve para ajudar a girar as rotas, o objetivo do carro híbrido leve é ajudar a desafogar o motor das funções elétricas, com auxílio do alternador. 

Mobilidade elétrica no Brasil e seu futuro

A GreenV há 10 anos vem trazendo ao mercado brasileiro de eletrificados, os melhores cursos que capacitam os profissionais na demanda de instalação de postos de recarga de carro elétrico, com cursos online e robustez em conteúdo e didática fácil. 

Em sua loja online tem as melhores marcas de carregadores, tomadas e equipamentos com tecnologia que serve as melhores marcas de mobilidade elétrica. 

Essa contribuição é pensando no futuro e no presente deste mercado que está cada vez mais crescente e contribui tanto para um meio ambiente mais limpo.

Carro híbrido vale a pena?

Sim, vale e muito a pena. O carro híbrido hoje, no Brasil, é o melhor dos dois mundos, a potência e autonomia do motor a combustão e a economia e tecnologia do motor movido a bateria elétrica, pois há uma ampliação da autonomia, baixa emissão de poluentes 

Uma das desvantagens ainda é o preço estando acima de 140 mil reais, porém tendo esse recurso, vale muito a pena o investimento e entrada no mundo da eletromobilidade. 

A GREENV você encontra soluções e serviços de alta tecnologia em eletromobilidade. Sendo uma das pioneiras no Brasil com mais de 10 anos de experiência. Conheça mais sobre a gente em nosso site, Instagram, Youtube e em nosso whatsApp.

#carrohíbrido #hibridoplugin

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!