Carro elétrico: O que é? Como funciona?

Compartilhe esse texto

Ao falarmos de mobilidade elétrica, contamos com variadas modalidades entre bicicleta, patinete, ônibus, tuck tuck e os carros elétricos que são veículos movidos a eletricidade, onde não há queima de combustão. E falando em carro elétrico, existem algumas dúvidas, tanto no seu funcionamento, quais são as vantagens e desvantagens e se vale o investimento em pleno 2024, aqui no Brasil. 

O fato é que, o carro elétrico se tornou uma realidade tanto no mundo, quanto no Brasil. E os carros a combustão, além do alto custo de manutenção e abastecimento, há também o fator ambiental onde os impactos têm sido altos, devido a quantidade de circulação de carros, principalmente nas cidades com maior número de habitantes e circulantes.

Conheça mais sobre Autonomia de Carros Elétricos

O que é e como funciona carro elétrico ?

Carro elétrico não é uma novidade do século 21, no final do século 19 surgiram os primeiros e na metade do século 20, a quantidade em circulação era maior que de carros a combustão. Porém devido ao avanço da infraestrutura das grandes metrópoles, principalmente nos Estados Unidos, além do aumento da produção do carro a combustão, tornando seu preço mais acessível, o carro a combustão ganhou força principalmente pelo maior desempenho na distância percorrida. 

O carro elétrico é movido por eletricidade, tendo como a bateria seu principal meio de mecanismo para o funcionamento dos motores. 

As principais diferenças entre carros elétricos e a combustão, além do elétrico ser movido a eletricidade e seu abastecimento também. E o carro a combustão, é movido por queima de combustível e esse o abastecimento são por meios de combustíveis não renováveis: etanol, gasolina e diesel. 

Leia Mais sobre: Curiosidades sobre baterias de veículos elétricos

Entenda mais sobre as siglas usadas para carro elétrico EV, HEV e PHEV?

Pode ser encontrado as seguintes siglas para se referir a um carro elétrico e uma delas é a sigla VE (que significa Veículo Elétrico), que quando mencionada é sobre carro totalmente movido por energia elétrica.

Também temos a sigla BEV (Veículo Elétrico movido a Bateria em inglês) sinônimo da sigla EV que são relacionados ao carro movido a eletricidade. Sempre que citado VE (Veículo Elétrico), BEV (Veículo Elétrico movido a bateria), ambos querem dizer a mesma nomenclatura: carro elétrico.

HEV é em inglês também, que significa veículo elétrico híbrido, e o híbrido é que o carro tem a modalidade por via de combustão quanto elétrica. Os dois motores convivem em harmonia, onde o uso pode ser de forma alternada. Há também uma recuperação de energia, através de um sistema que é possível recarregar o carro, durante algumas manobras. 

Apesar de ser a combustão também, há emissão de poluentes, porém em menor quantidade. 

PHEV sigla em inglês que significa, veículo elétrico híbrido diferenciando do HEV tem baterias maiores permitindo a locomoção por eletricidade em maior quilometragem. 

Além da baixa emissão de gás carbônico e uso da economia no reabastecimento de combustível. 

Quais as vantagens de um carro elétrico (VE)? 

O veículo elétrico, ou seja, carro elétrico, hoje não tem emissão de poluentes ao funcionar, algo que é comum no carro a combustão, pois o processo de queima de combustão quer seja de diesel, gasolina ou álcool, emite poluente em seu funcionamento. 

A recarga externa é feita através de Wallbox ou eletroposto, que depende apenas da energia elétrica como fonte de energia para se mover. Podendo ser na sua própria residência ou em algum comércio próximo.

Manutenção mais econômica, alguns itens que necessitam de revisão periódica num carro a combustão são: troca de óleo, sensores, sondas, velas e filtros de ar e combustível, e no carro elétrico esses itens não tem, sendo uma vantagem na manutenção.  

Carro silencioso, após horas dirigindo no trânsito de grandes capitais, no fim do dia desfrutar de um carro silencioso permite ter menos estresse. 

Esses diferenciais destacados, são perceptíveis ao proprietário do carro elétrico, tanto a curto quanto a médio prazo. 

Desvantagens de um veículo elétrico no Brasil?

Não podemos negar que na compra de qualquer bem de consumo, é encontrado alguns desafios e desvantagens, principalmente em se tratar de um veículo elétrico com nova tecnologia, que precisam ser colocados na ponta do lápis. As desvantagem de se ter um carro elétrico são:

Preço

O preço de se fazer um carro ou até mesmo exportar aqui no Brasil, dificulta na popularização do veículo elétrico, tornando o preço, maior que carros populares. Porém com a chegada de novas marcas, há um aumento da concorrência, e caso o governo baixe a cobrança de impostos, tornará o mercado mais aquecido. 

Infraestrutura e a quantidade dos eletropostos

Apesar da quantidade de eletropostos estar aumentando, ainda existe uma falta, principalmente em estradas, e por vezes, quando encontrado algum, a falta de manutenção desses eletropostos, torna inviável o uso. 

Bateria nova para repor no seu carro elétrico

O custo de uma bateria nova, havendo necessidade de troca, é alto, se tratando de uma das peças mais importantes de um veículo elétrico,chega a ser quase metade do custo na fabricação de um carro elétrico, e sua troca possibilita um alto custo. 

Como escolher um carro elétrico no Brasil?

Há algumas variáveis para a compra de um carro elétrico no Brasil, sendo elas: cabe no bolso, autonomia e tempo de recarga. 

Autonomia 

A autonomia do carro elétrico, é medida através de quanto uma carga completa (comparando, ao tanque cheio, de um carro a combustão) consegue rodar, atualmente, a autonomia do carro elétrico é de 100 a 500 km com apenas uma recarga. 

Tempo de recarga

Para esse item, além da tecnologia da bateria do seu VE, é importante ver a qualidade da sua rede elétrica, e carregador utilizado, seja ele wallbox, eletroposto ou em casos de urgências um carregador portátil. 

Cabe no bolso?

Hoje os carros elétricos no Brasil, março 2024, possuem preço entre 99 a 700  mil reais, valores que atendem diferentes tipos de públicos. 

Carro elétrico vale a pena em 2024? 

A aquisição e popularização de carro elétrico no Brasil ainda tem muito o que amadurecer e ampliar, porém nos últimos anos foi comprovado que evoluiu-se para além de uma tendência, se tornando uma realidade, tendo em vista a viabilidade em relação ao valor e melhora na infraestrutura para o uso de recarga nos carregadores elétricos. Além da preocupação com o meio ambiente, devido ser uma mobilidade sem poluentes. 

Então sim, vale a pena, que seja inicialmente investir num carro híbrido e depois migrar para um carro totalmente elétrico, para desfrutar de uma alta tecnologia, manutenção com preços atraentes e baixo custo de combustível. 


A GREENV você encontra soluções e serviços de alta tecnologia em eletromobilidade. Sendo uma das pioneiras no Brasil com mais de 10 anos de experiência. Conheça mais sobre a gente em nosso site, Instagram, Youtube e em nosso whatsApp.

#sustentabilidade #meioambiente 

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!