5 dicas que os novos proprietários de veículos elétricos precisam saber

Temos a foto de uma mão entregando uma chave de carro para outra mão. Na parte inferior direita está escrito GreenV.

Compartilhe esse texto

O mercado de veículos elétricos (VEs ou EVs) está em ascensão pelo mundo. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no primeiro semestre de 2021 foram vendidas 13.889 unidades de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, resultando em 1,4% do total de automóveis comercializados no Brasil.

Se você está nessa lista ou pretende adquirir o seu elétrico, confira algumas dicas que todo novo proprietário precisa saber.

Monitore a carga da bateria

Quem nunca deixou a bateria do celular descarregar quase totalmente? Não aconselhamos repetir o ato com carros elétricos, pois a funcionalidade da bateria melhora quando carregada moderadamente, na faixa de 30% a 90% da capacidade.
Temos a foto de uma mão segurando um celular, na tela aparece as informações da carga do veículo elétrico. Na parte dianteira direita está escrito GreenV.
Desse modo, manter constantemente os VEs no máximo ou no vermelho prejudicará a vida útil da bateria a longo prazo.

Use o recurso de pré-climatização

Um dos recursos mais bacanas que alguns automóveis elétricos possuem é a pré-climatização, permitindo o ajuste da temperatura interna para os níveis ideais, independente do clima externo. Tudo o que você precisa fazer é configurar no app ou no próprio veículo o horário e a temperatura desejada para a climatização.

Por exemplo, se o clima esperado é de muito frio, a temperatura interna do seu carro irá aumentar. O mesmo vale para temperaturas quentes, permitindo que o veículo esteja preparado para qualquer mudança climática.

A temperatura da bateria também é ajustável quando pré-condicionada, reduzindo o risco de superaquecimento. Usando este recurso o carro funcionará sem problemas e a vida útil da bateria será preservará.

Quando possível, opte por carregadores mais lentos

Recargas rápidas são imprescindíveis em momentos de urgência, como antes de uma viagem, mas não é recomendável utilizar esse método diariamente. 

O carregamento de alta tensão pode prejudicar o veículo elétrico a longo prazo, sendo assim, quando possível priorize cargas mais lentas, pois são benéficas para a bateria e prolongam o bom funcionamento

carregador de veículo elétrico

Mantenha o EV longe de temperaturas extremas

Em temperaturas congelantes ou áridas é necessário alguns cuidados com os elétricos, como estacionar na sombra em dias quentes e dentro de garagens em noites frias.

Para entender um pouco mais e conferir as demais dicas em climas extremos, leia o nosso artigo Cuidados com o veículo elétrico em temperaturas extremas  

Planeje suas viagens com antecedência

Para evitar que a bateria descarregue totalmente durante um longo trajeto, mapeie os pontos de carregamento e planeje a frequência das recargas.
GvGo GreenV

Em breve, a GreenV lançará o GVGo, um aplicativo para te auxiliar a localizar as estações de recarga mais próximas.

Fique ligado!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Carregadores

Quanto custa para carregar carro elétrico?

Utilizando carregador residencial, o custo médio de carregamento completo de bateria para carro elétrico é de R$ 56,07. Consideramos nessa conta o custo médio de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!