Cuidados com o veículo elétrico em temperaturas extremas

Carro no frio e calor

Compartilhe esse texto

Você já tentou dar a partida em um carro movido a álcool em dias frios? Ou enfrentou problemas com o motor a combustão rodando no calor intenso? Quando as temperaturas extremas chegam, é importante ficar atento aos cuidados com o veículo.

Quando falamos em veículos elétricos, os cuidados permanecem, principalmente em relação à bateria. Mas como cuidar do seu elétrico em temperaturas extremas? Siga estas dicas para preservar a vida útil da bateria do veículo elétrico (VE).

No calor

Procure usar os carregadores de carga lenta

Sob condições normais, o uso frequente de carregadores de carga rápida pode ser prejudicial à bateria. De acordo com estudos feitos na Universidade de Tsinghua, na China, temperaturas elevadas somadas a altas correntes elétricas contribuem para rápida degradação da mesma.

Nesses casos, dê preferência a carregadores mais lentos. São a melhor opção.

Carro Elétrico Carregando

Use o recurso de pré-climatização

Um dos recursos mais bacanas que alguns VEs possuem é a pré-climatização, auxiliando no planejamento com antecedência de condições climáticas extremas, para manter a funcionalidade na temperatura certa.

A pré-climatização ajusta a temperatura interna para os níveis ideais, independente da temperatura externa. Tudo o que você precisa fazer é configurar no app ou no próprio veículo o horário e a temperatura desejada para a climatização.

Por exemplo, se o clima esperado é de muito frio, a temperatura interna do seu carro irá aumentar. O mesmo vale para temperaturas quentes, permitindo que o veículo esteja preparado para qualquer mudança climática.

A temperatura da bateria também é ajustável, quando pré-condicionada, para reduzir o risco de superaquecimento. Usando este recurso, o carro funcionará sem problemas e preservará a vida útil da bateria, apesar do clima externo.

Encontre sombra

Dispositivos eletrônicos, como o celular, tendem a superaquecer e ter o desempenho prejudicado quando expostos ao calor prolongado. Com a bateria de um carro elétrico não é diferente. Desse modo, sempre que possível busque estacionar sob sombras.

Use menos recursos enquanto dirige

Você já notou que quando abre diversos aplicativos no seu celular, ele começa a aquecer e ficar lento? Baterias de veículos eletrificados funcionam do mesmo jeito. Quanto mais processos estiverem rodando, mais quente a bateria fica.

Ao dirigir em clima quente, recomendamos que feche alguns dos recursos menos importantes. Jogos, mensagens e músicas são alguns exemplos que podem ser fechados para economizar a vida útil de sua bateria.

Sistema de multimídia de um carro elétrico

Deixe-o conectado

Veículos elétricos são inteligentes e sabem interpretar os comandos que lhes são dados, alertando sobre problemas e adaptando-se a diversas condições. Como prova de sua inteligência, existe um sistema de gerenciamento térmico.

Ao manter a conexão, o sistema automaticamente regula a temperatura da bateria. Lembre-se que os carros elétricos funcionam melhor quando a bateria está entre 30% e 80%, por isso é recomendado manter a carga dentro desta faixa.

No frio

Carregue de forma inteligente

Pense adiante e planeje quando precisará da carga completa.

Se durante a noite estiver frio e precisar sair de manhã, planeje a recarga para que termine o mais próximo possível da hora em que sairá de casa.

Usuário carregando um carro elétrico

Pré-climatização

Cerca de 30 minutos antes de sair, ligar o aquecedor do carro enquanto efetua a recarga (dica anterior). Isso aquecerá a bateria e manterá a carga, maximizando a autonomia.

Alguns veículos eletrificados possuem a tecnologia de pré-aquecimento, podendo ser utilizada sob um comando ou pré-programação.

Aqueça os assentos

A presença do motor a combustão nos carros não eletrificados acaba esquentando, mesmo que um pouco, o ambiente interno do veículo. Algo que não acontece com o elétrico.

Uma boa maneira de contornar isso é programar a climatização interna (como mencionado acima). Quando começar a dirigir, diminua o aquecedor interno e aproveite o aquecimento dos assentos e volante. Isso mantém a bateria mais eficiente e consome menos energia.

Quando possível, estacione em garagens

É compreensível que às vezes seja conveniente estacionar na rua, por não encontrar vagas livres no estacionamento.

Se você é dono de um carro elétrico, ou pensa em comprar, pará-lo dentro da garagem ou de um estacionamento coberto pode ser um grande diferencial. O calor relativo do ambiente fechado ajuda a manter a bateria carregada por mais tempo.

Carro elétrico estacionado na garagem

Tenha atenção com seus pneus

Quanto menor a temperatura, menor a pressão.

Um estudo recente da ExxonMobil mostrou que para que os carros maximizem todo o potencial de alcance da bateria, é crucial manter a pressão de ar ideal. A pressão adequada pode aumentar a eficiência do veículo em 3% a 7%.

Pessoa calibrando o pneu de um veículo

Utilize o Modo Econômico

O modo econômico varia de acordo com o veículo elétrico, porém todos atingem o mesmo objetivo: aumentar a quilometragem por meio da redução do consumo de energia, limitando o fornecimento ao motor de acionamento e aos aquecedores da cabine do carro, ajudando assim na maximização da eficiência da bateria durante o clima frio.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Temos o logo do GVgo.
Mobilidade Elétrica

GVgo: pontos de carregamento na palma da mão

De acordo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o balanço anual de vendas de automóveis leves, caminhões e ônibus no Brasil, indica

Corrida de Rua GreenV Run The Bridge
Sustentabilidade

Sustentabilidade Prática: GreenV e Iguana Sports

Em busca de um planeta mais saudável, os brasileiros mudam gradativamente seus hábitos de consumo, reduzindo o impacto no meio ambiente através de uma sustentabilidade

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!