GreenV na Estrada: São Paulo – Buenos Aires

Fotografia colorida mostra a estrada, a partir da visão do interior de um carro. No centro da imagem temos os dizeres "GreenV na Estrada".

Compartilhe esse texto

Conhecer outro país está entre os sonhos de diversas pessoas, seja com o intuito de visitar, morar temporariamente ou mudar de vida. De acordo com dados levantados pelo Atlas da Juventude em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBVE), 47% dos jovens entre 15 e 29 anos estão dispostos a sair do Brasil

Em 2021 a Argentina fez parte da lista de destinos mais procurados pelos brasileiros, com acréscimo de 92% na busca por passagens. Marcos Rozen, jornalista automotivo e proprietário do veículo de comunicação Use Elétrico, escolheu sair da zona de conforto e percorrer com um carro 100% elétrico, os 5 mil quilômetros entre a capital paulista e Buenos Aires.

“Meu desejo era focar no consumidor de carros elétricos e híbridos, informando as maiores vantagens, dificuldades, rotina, itens de mercado e manutenção que estes tipos de proprietários precisam saber”, explica Rozen em entrevista exclusiva à GreenV, sobre seu objetivo de derrubar os mitos do uso prolongado de veículos eletrificados.

Fotografia colorida mostra o veículo e-tron S Sportback na coloração azul navarra.

A viagem contou com a parceria da Audi Brasil, que disponibilizou um e-tron S Sportback (carinhosamente apelidado de Trovão Azul), modelo 2022, na coloração azul navarra e com autonomia de 380 km. Além disso, a GreenV também marcou presença ao conceder um cabo tipo 2, considerado item indispensável, já que no Uruguai os carregadores não possuem cabos para conectar o equipamento ao veículo.

A jornada teve início em 13 de Maio de 2022, partindo de São Paulo e seguindo pelo litoral do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O roteiro inclui cidades do Uruguai como Punta del Este, Montevidéu e Colônia do Sacramento. Na última cidade, o trajeto foi percorrido de balsa até Buenos Aires. 

A chegada no destino final foi em 18 de maio e o retorno a São Paulo em 24 de maio, completando 11 dias de viagem. No total foram realizados 27 carregamentos, em 23 equipamentos e todos estavam em perfeito funcionamento. “Sempre que possível eu carregava totalmente a bateria e  calculava a distância até o próximo ponto, para evitar emergências”, compartilha Rozen. 

Fotografia colorida mostra o veículo Audi e-tron S Sportback conectado ao carregador.

As recargas foram efetuadas nas cidades de Registro (SP), Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC), Porto Belo (SC), Laguna (SC), Maracajá (SC), Torres (RS), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Chuy (URU), Punta del Este (URU), Las Toscas (URU), Colonia del Sacramento (URU), Buenos Aires (ARG), Gualeguaychú (ARG), Fray Bentos (URU), Paysandú (URU), Tacuarembó (URU), Rivera (URU), Santa Maria (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Joinville (SC) e Cajati (SP). 

Alguns aplicativos foram utilizados para facilitar a localização dos eletropostos, como o PlugShare. A GreenV pode te ajudar nessa busca, conheça o GVgo, seu companheiro de navegação e carregamento!

carregador para carro elétrico

Cada país tem suas peculiaridades e no mundo da eletromobilidade não é diferente. “No Uruguai todos os carregadores têm a mesma potência, sendo 43 kW, já no Brasil temos tipos variados, desde 3,5 a 150 kW dependendo da montadora. Além disso, no Uruguai a recarga é cobrada, variando o preço de acordo com o horário. Gastei em torno de R$ 50 (ou 2.502 pesos uruguaios, equivalente a cerca de R$ 300, por oito recargas) para carregar 100% da bateria do e-tron”, partilha. 

Para o jornalista, as melhores estradas foram as uruguaias, com ótimo estado de conservação e donas dos cenários mais belos do roteiro. Durante o trajeto o único problema enfrentado foi um pneu furado, mas que rapidamente foi reparado na Audi Service Espasa Exclusivos em Buenos Aires. 

Preparar um roteiro prévio, levar um cabo de carregamento reserva compatível com o automóvel e providenciar a tarjeta de carga Uruguaiana, que funciona como um cartão pré-pago, relembrando o “Sem parar” brasileiro, são algumas dicas para quem deseja repetir o mesmo modelo de passeio. O último item pode ser encomendado pela internet ou adquirido pessoalmente.

Fotografia colorida mostra uma mão segurando a tarjeta de carga uruguaia.

Ao final, a viagem foi absolutamente prazerosa e agradável. “Eu esperava ter muitos perrengues pelo caminho, mas na realidade foi tranquilo. Superei as minhas expectativas e descobri que viajar de carro elétrico é muito mais confortável acusticamente, o que faz o tempo passar mais rápido”, relata Rozen.

E você, está pensando em viajar de carro elétrico? Compartilhe conosco o seu próximo destino e fique ligado nos episódios do GreenV na Estrada!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!