Carregador portátil para carro elétrico: O que é e como funciona?

Dois veículos elétricos estacionados paralelamente e conectados ao carregador.

Compartilhe esse texto

Um carregador portátil para carros elétricos é um dispositivo que fornece energia através da tomada de 12 volts do veículo. O carregador converte a corrente contínua da bateria do veículo em corrente alternada, permitindo o carregamento da bateria do carro.

O que é carregador portátil para carro elétrico?

Um carregador portátil para carro elétrico é um dispositivo que pode ser transportado no porta-malas e ligado a uma tomada comum para carregar a bateria do carro. São semelhantes aos carregadores de emergência, mas com maior potência e velocidade de recarga. Podem carregar até 32A e, em alguns casos, com rede trifásica, alcançando até 22kW e uma boa velocidade de recarga.

Os carregadores portáteis são ideais para carregar em qualquer lugar que ofereça fonte de energia disponível, sem se preocupar com pontos de recarga. Alguns modelos vêm com uma bolsa compacta para viagens, que pode ser levada dentro do porta-malas economizando espaço.

Como funciona o carregamento do carro elétrico com carregador portátil?

O processo de recarga do carro elétrico é bem simples, é necessário conectar o cabo de carregador portátil ao seu veículo elétrico e o carregador a um ponto de energia elétrica. Os carregadores portáteis geralmente tem um painel que indica o estado da carga atual e a corrente selecionada, sendo importante ajustar a corrente de saída através de um botão de controle também. Mas não se preocupe, no manual de instruções do fabricante e até mesmo no ponto de venda haverá suporte para uso. 

É importante analisar o tipo de corrente elétrica que o carro receberá, sendo tomada comum ou alguma instalação específica que necessita de configurações e proteções elétricas, garantindo a segurança do usuário. 

Quanto tempo leva para recarregar o carro elétrico com carregador portátil?

O carregador portátil para veículos elétricos, tanto o Wallbox quanto o portátil, precisa ser conectado a uma corrente elétrica, que através de condutores elétricos (cabos) dão a carga necessária para seu carro. E a velocidade de recarga depende da corrente elétrica e do tipo de potência do carregador. Sendo de 20 minutos a 16 horas. O tempo que o seu carregador portátil usará para dar carga, também varia do seu tipo de carro elétrico. 

Conheça mais sobre os tipos de carregadores elétricos

Qual é o melhor carregador portátil para seu carro elétrico?

Como já citado aqui em nosso artigo, há dois tipos de carregadores e para diferentes necessidades, sendo carregadores portáteis e os wallbox, e segue alguns pontos para se analisar na compra do seu carregador: 

  • Potência do seu carregador: No uso doméstico o mais usado 1,2 kW a 7 kW porém as recargas mais rápidas são de locais públicos potência que varia de 150 kW a mais de 350 kW.
  • Fabricação do material: Além da potência, analisamos a estrutura do material, sendo resistente a água e poeira, tendo certificação de proteção IP65, o carregador oferece diversas proteções adicionais. Essas características e outras são importantes para que o uso seja seguro tanto internamente quanto externamente. 
  • Compatibilidade com o modelo do seu veículo.

Tipos de carregadores para carro elétrico?

Os carregadores mais utilizados para carro elétrico, são: 


Diferença entre carregador portátil e Wallbox 

Há no mercado dois tipos de carregadores portáteis mais utilizados, entre eles o: Wallbox sendo necessário a instalação numa infraestrutura fixa (parede ou totem), excelente para recargas em estabelecimentos comerciais e na sua residência. 

E os carregadores portáteis são fundamentais em rodovias ou na ausência das estações de recargas. 

Vale ressaltar, que a recarga com Wallbox tem um carregamento mais rápido que os carregadores portáteis. 

A escolha do seu tipo de carregador tem muito a ver com seu estilo de vida, e hoje a GreenV conta com especialistas técnicos para instalações energéticas, alta tecnologia de ponta e um compromisso com sustentabilidade. Conheça mais sobre a gente em nosso site, Instagram, Youtube e em nosso whatsApp

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!