Qual a autonomia de um carro elétrico?

Imagem mostrando uma pessoa dirigindo um carro dentro da cidade, artigo explicando a autonomia dos carros elétricos

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A autonomia média de um carro elétrico varia entre 100 e 500 quilómetros com uma única recarga, mas depende de vários fatores, incluindo a capacidade da bateria, condições de uso, velocidade, dirigir com a janela aberta, uso de climatização, entre outros. 

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você de fato entenda como funciona a autonomia dos carros elétricos. Confira a seguir:

Ranking dos 10 carros com maiores autonomias no Brasil

Confira a lista atualizada dos carros elétricos com maiores autonomias no Brasil em 2023, de acordo com a nova atualização do INMETRO:

  1. BMW iX xDrive 50 Sport – 528 km
  2. BMW i4 eDrive40 – 422 km
  3. Chevrolet Bolt – 390 km
  4. BMW iX3 M Sport – 381 km
  5. Mercedes-AMG EQS 53 – 373 km
  6. Mercedes-Benz EQE 300 – 369 km
  7. Jaguar I-Pace – 363 km
  8. BMW i4 M50 – 335 km
  9. BMW iX xDrive40: 327 km
  10.  Porsche Taycan GTS: 318 km

O que condiciona a autonomia dos elétricos?

Os veículos elétricos são alimentados por uma bateria que armazena a energia para o motor de tração (ou mais de um motor, dependendo do modelo do veículo), proveniente de um carregador externo ou da recuperação de energia realizada com o auxílio de sistemas embarcados no veículo. 

Já as baterias, a capacidade é medida em quilowatt-hora (kWh), com o consumo sendo mostrado no painel do veículo, geralmente em kWh/100 km. Quanto maior a capacidade da bateria, maior será a autonomia do carro, mas a desvantagem atual é de que esse aumento impacta no peso final do veículo. Isto está mudando constantemente, com a evolução da tecnologia e dos componentes utilizados na montagem do VE. 

Sob o mesmo ponto de vista, outro fator importante é a velocidade, pois quanto mais rápido o carro estiver se movendo, mais energia será necessária para superar o atrito dos pneus e a resistência do ar. Assim como a variação de temperatura, o peso dos passageiros ou da carga, e o relevo do percurso a ser percorrido.

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Novo formato de autonomia dos veículos elétricos

Recentemente, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) adotou nova metodologia para indicar a autonomia nas condições reais de condução. Nesse sentido, com novos critérios, a autonomia foi reduzida em 30%, para a maioria dos veículos elétricos avaliados pelo Instituto. 

Em suma, tal medida afeta a divulgação feita pelos fabricantes, que até então adotavam os padrões WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) ou NEDC (New European Driving Cycle). Portanto, é necessário entender que a metodologia é mais conservadora, porém, em nada afetou na capacidade das baterias dos veículos. Ou seja, a autonomia efetiva vai depender das condições descritas acima.

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