A evolução da mobilidade elétrica no Brasil tem sido caracterizada por notáveis avanços tecnológicos e pela promoção da transição energética. Uma peça fundamental nesse cenário é a autonomia dos veículos elétricos, algo que impacta diretamente a aceitação e adoção desse tipo de transporte. Nesse contexto, surge o AVEX (Autonomia de Veículos Elétricos com Base na Experiência do Usuário), uma iniciativa pioneira da ABRAVEI (Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos e Inovadores) que traz uma abordagem inovadora para mensurar a autonomia de carros elétricos em cenários reais, frente aos demais padrões laboratoriais.
A Necessidade de uma Métrica Realista de Autonomia
A transição para veículos elétricos é impulsionada por questões ambientais, pela busca por alternativas aos combustíveis fósseis e pela eficiência energética. Uma das principais preocupações dos consumidores é a autonomia, ou seja, a distância que um veículo elétrico pode percorrer com uma única carga de bateria. As métricas de autonomia, até então, eram baseadas em padrões internacionais como o NDEC (New European Driving Cycle), WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) e EPA (Environmental Protection Agency), mas muitas vezes não refletiam o desempenho real dos veículos nas condições de tráfego e topografia do Brasil. Mediante a publicação de uma atualização no PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o INMETRO reformulou essa métrica, como ilustrado na tabela abaixo.
Autonomia dos carros elétricos vendidos no Brasil
Modelo | Nova autonomia (Inmetro) | Antiga autonomia |
BMW iX 50 | 528 km | 630 km |
BMW i4 40 | 422 km | 590 km |
Chevrolet Bolt | 390 km | 416 km |
BMW iX3 | 381 km | 460 km |
Mercedes-Benz EQS | 373 km | 580 km |
Mercedes-Benz EQE | 369 km | 645 km |
Jaguar I-Pace | 362 km | 446 km |
BMW i4 M50 | 335 km | 510 km |
BMW iX 40 | 327 km | 425 km |
Porsche Taycan GTS | 318 km | 504 km |
Audi RS e-tron GT | 313 km | 472 km |
BYD Tan | 309 km | 437 km |
Volvo XC40 P8 | 305 km | 418 km |
Mercedes-Benz EQA | 304 km | 496 km |
Porsche Taycan 4S Cross Turismo | 300 km | 490 km |
BYD Yuan | 294 km | 458 km |
Mercedes-Benz EQB | 291 km | 474 km |
Citroën E-Jumpy | 289 km | 330 km |
Peugeot E-Expert | 289 km | 330 km |
Fiat E-Scudo | 289 km | 330 km |
Porsche Taycan | 286 km | 444 km |
Porsche Taycan Turbo | 281 km | 507 km |
Porsche Taycan Turbo S | 278 km | 468 km |
Porsche Taycan 4 Cross Turismo | 272 km | 490 km |
Mercedes-Benz EQC | 271 km | 440 km |
BYD D1 | 258 km | 371 km |
Jac E-JS4 | 256 km | 420 km |
Renault Zoe | 254 km | 385 km |
Audi e-tron S Sportback | 252 km | 370 km |
Audi e-tron | 249 km | 436 km |
Jac E-J7 | 249 km | 402 km |
Volvo C40 | 247 km | 440 km |
Audi e-tron Sportback | 246 km | 446 km |
Porsche Taycan 4S | 241 km | 454 km |
Peugeot E-2008 | 234 km | 340 km |
Volvo XC40 P6 | 231 km | 420 km |
Fiat 500e | 227 km | 320 km |
Jac iEV-330P | 226 km | 330 km |
Peugeot E-208 | 220 km | 345 km |
Dongfeng Seres 3 | 206 km | 300 km |
Caoa Chery iCar | 197 km | 282 km |
Nissan Leaf | 192 km | 272 km |
BYD ET3 | 170 km | 262 km |
Jac E-JS1/E-JS1 EXT | 161 km | 302 km |
Mini Cooper S E | 161 km | 234 km |
Renault Kangoo ZE | 148 km | 270 km |
BYD Dolphin | 291 km | 356 km |
AVEX: Autonomia Baseada na Experiência Real
O AVEX surge como um divisor de águas ao abordar esse problema de frente. A iniciativa da ABRAVEI propõe uma abordagem colaborativa, onde os proprietários e usuários de veículos elétricos são convidados a compartilhar suas experiências de autonomia em cenários reais. O diferencial é que as medições não são feitas em laboratórios, mas sim nas estradas brasileiras, levando em conta fatores como topografia, carga no veículo, temperatura, uso do ar-condicionado, entre outros.
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Mecanismo do AVEX
O processo é simples e participativo. Os proprietários de veículos elétricos acessam o site do AVEX e descrevem em detalhes a autonomia alcançada em um trajeto de pelo menos 100 quilômetros. Informações como topografia, temperatura, carga, e uso do veículo são relatadas, muitas vezes com evidências fotográficas do painel do veículo. Esses dados são submetidos a uma validação por uma banca da ABRAVEI antes de serem incluídos na base de dados do AVEX.
Benefícios do AVEX
O AVEX traz uma série de benefícios significativos para os usuários de veículos elétricos, potenciais compradores e para o mercado como um todo:
- Precisão Realista: Ao fornecer dados de autonomia baseados em cenários reais brasileiros, a plataforma oferece informações mais confiáveis para os consumidores, permitindo que eles tomem decisões informadas.
- Atualização Contínua: Diferentemente dos ciclos de testes estáticos, os dados são dinâmicos e atualizados constantemente, garantindo informações sempre relevantes.
- Variedade de Condições: O AVEX leva em consideração uma variedade de fatores que podem afetar a autonomia, oferecendo uma visão mais completa das capacidades dos veículos elétricos.
- Contribuição Comunitária: A abordagem colaborativa envolve a comunidade de proprietários de veículos elétricos, permitindo que eles compartilhem suas experiências e contribuam para um banco de dados mais robusto.
A iniciativa do AVEX é um marco significativo no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil. Ao adotar uma abordagem baseada na experiência real dos usuários, a iniciativa da ABRAVEI está preenchendo uma lacuna importante na divulgação de informações precisas sobre a autonomia dos veículos elétricos. A plataforma não apenas fornece dados confiáveis para os consumidores, mas também cria uma plataforma colaborativa que fortalece a comunidade de proprietários de veículos elétricos e impulsiona a adoção sustentável da mobilidade elétrica no país. Com o lançamento iminente para a sociedade em geral, o AVEX promete se tornar uma referência confiável para quem busca entender as reais capacidades dos veículos elétricos nas estradas brasileiras.