Sustentabilidade Prática: GreenV e Iguana Sports

Corrida de Rua GreenV Run The Bridge

Compartilhe esse texto

Em busca de um planeta mais saudável, os brasileiros mudam gradativamente seus hábitos de consumo, reduzindo o impacto no meio ambiente através de uma sustentabilidade prática.

Confira abaixo algumas dicas de como implementar atitudes mais sustentáveis em sua rotina e descubra que é mais simples do que parece!

Reduza o uso de sacolas plásticas

Estima-se que o uso de sacola plástica no Brasil seja de 41 milhões por dia, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), são distribuídas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas anualmente ao redor do mundo.

Além dos números gritantes, ressaltamos a quantidade de água e recursos não renováveis (petróleo ou gás natural) para produção do plástico, sem falar no período de 400 anos para sua decomposição.

Com o objetivo de diminuir o impacto e ser mais sustentável em sua rotina, substitua as famosas sacolinhas de mercado por ecobags, sacolas retornáveis, biodegradáveis ou mochilas. Você perceberá que suas compras são menores do que imagina!

Sacola de plástico e ecobag

Separe o lixo reciclável em casa

O tempo de decomposição indica a importância da destinação adequada do lixo residencial, como por exemplo as fraldas descartáveis que demoram em média 600 anos.

A forma mais simples de reciclar o lixo em casa é separar os restos de alimentos de embalagens de plástico, papel e alumínio, facilitando o reaproveitamento dos materiais.

É imprescindível que as embalagens plásticas sejam higienizadas, papéis e caixas de papelão dobrados e os vidros embalados em jornal ou papelão caso estejam quebrados, para não causar danos a quem os manusear.

As pilhas, baterias e celulares são classificados como lixo eletrônico e necessitam de um cuidado especial. O descarte deve ser realizado em pontos de coleta, localizados em lojas de eletrônicos, parques ou em grandes supermercados.

Separe o lixo reciclável

Tome banhos mais curtos

Segundo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nas regiões Sul e Sudeste do Brasil um chuveiro possui quatro mil watts de potência. Comparado ao micro-ondas (mil watts de potência) e a geladeira (300 watts), o chuveiro é considerado o vilão do consumo elétrico residencial.

Para economizar, desligue o chuveiro ao se ensaboar e diminua o tempo embaixo da ducha. Dados levantados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) indicam que por minuto gasta-se 3 a 6 litros, ou seja, em um banho de 20 minutos o gasto é de 120 litros.

Se você reduzir 1 minuto no seu banho diário, em 10 anos a economia será suficiente para outra pessoa tomar seu banho diário por 2 anos (21.960 litros). No período de um mês, um minuto a menos no banho economiza o suficiente para carregar 750 vezes o celular durante uma hora.

Economizar água

Consuma conscientemente, doe ou revenda o que não é mais útil

Segundo a pesquisa Consumo Consciente, realizada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 41% dos entrevistados associam o consumo consciente com atitudes que evitam principalmente o desperdício e as compras desnecessárias.

Entretanto, é muito além disso. De acordo com o SPC Brasil e a CNDL, consumo consciente é o ato de entender toda a cadeia de produção por trás de uma aquisição, desde a escolha e extração da matéria-prima pelo fabricante, até os desdobramentos ambientais, econômicos e sociais provocados pelo uso final do item.

Doar ou revender o que não é mais útil são atitudes que o tornam um comprador sustentável. O brasileiro ainda é considerado consumidor em transição, ou seja, mais da metade (58%) mantêm práticas esporádicas de consumo consciente. Três em cada dez (29%) se encaixam definitivamente como conscientes, enquanto 13% somam os pouco ou nada conscientes.

Para descobrir que tipo de consumidor você é, realize o Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu.

Consumo consciente

Sustentabilidade de dentro para fora

A GreenV acredita que a sustentabilidade nasce em nossos corações e transborda em atos de cuidado com o meio ambiente, mantendo a qualidade de vida e os ecossistemas em harmonia com as pessoas.

Em parceria com a Iguana Sports lançamos a GreenV Run The Bridge, uma corrida em busca da sua melhor versão, deixando velhos hábitos para trás e inovando seu jeito de pensar.

Junte-se a nós no dia 04 de Setembro de 2022 para percorrer a distância de 5k ou 10k. Para se inscrever e conferir mais detalhes, acesse o link aqui.

Welcome the better you!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!