Como carregar um carro elétrico?

Carregando seu veículo elétrico

Compartilhe esse texto

Para carregar um carro elétrico, basta conectar o veículo a uma fonte de energia, seja ela uma tomada, carregador ou estação de carregamento. Uma vez conectado, a energia da rede elétrica carrega a bateria. 

 

Nem todas as tomadas são iguais. É importante garantir que a tomada a ser usada para o carregamento seja apropriada e capaz de suportar a potência necessária. Em alguns casos, pode ser preciso instalar uma tomada dedicada para o carregamento do veículo.

Como carregar rápido um carro elétrico?

Para carregar rapidamente um carro elétrico, você pode usar postos de recarga especiais com capacidade de até 300 kW. Estes postos permitem recargas de até 80% da capacidade da bateria em 40 minutos.

 

Outra forma de carregar rapidamente um carro elétrico é com um carregador wallbox. O wallbox é um carregador que a marca disponibiliza para o cliente ter uma carga mais rápida e permite a recarga de 80% em média entre 6 e 8 horas. 

 

O wallbox pode ser instalado tanto na parede como em totens e é encontrado na potência de 3,7 kW até 22 kW

O que é corrente elétrica?

A corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas, que acontece dentro de um sistema condutor. Ela é medida em ampères (A) e é responsável por fornecer energia aos dispositivos elétricos e eletrônicos. 

A corrente elétrica é gerada por uma fonte de energia, como uma bateria ou gerador e flui através de condutores, como fios, para os dispositivos que precisam de energia. 

Tipos de correntes de energia

Existem dois principais tipos de corrente: a corrente alternada (CA) e a corrente contínua (CC). A corrente alternada é a forma usual presente nas usinas de geração de energia, linhas de transmissão e distribuição, bem como nas tomadas residenciais. Já a corrente contínua é a forma utilizada em diversos dispositivos eletrônicos, incluindo pilhas e baterias, que armazenam esta energia.

Carregadores em corrente alternada (CA)

Os carregadores que fornecem corrente alternada são os tipos mais comuns, quer seja no modelo portátil ou como nos do tipo wallbox, instalados fixamente em residências e empresas. Alguns exemplos de carregadores que fornecem corrente alternada incluem: 

Os carregadores veiculares podem funcionar em tensões monofásicas (de 110 V a 220 V) ou trifásicas (geralmente 220 V/ 380 V), de acordo com o padrão da rede de distribuição local. A conversão de corrente alternada para contínua é realizada pelos conversores onboard, presentes internamente nos veículos elétricos.

Carregadores em corrente contínua (CC)

São usados para alimentar equipamentos e dispositivos que necessitam de corrente contínua, como os que utilizam baterias e dispositivos eletrônicos em geral.

Alguns exemplos de carregadores que fornecem corrente contínua são:

  • Carregadores de smartphones e tablets;
  • Carregadores para veículos elétricos, incluindo bicicletas, scooters e motos, barcos,  patinetes, entre outros;

 

Em geral, os carregadores em corrente contínua são projetados para fornecer tensões e correntes específicas para o carregamento da bateria do dispositivo, de forma segura e adequada.

Qual o melhor tipo de corrente para carregar seu veículo elétrico?

Pelo fato da maior disponibilidade, a corrente alternada (CA) é usada para carregar carros elétricos, geralmente em períodos disponíveis e livres (à noite, por exemplo), pois é encontrada em residências, estacionamentos, supermercados, centros comerciais e empresas. É a modalidade para quem utiliza veículos para deslocamentos diários, com uso tipicamente urbano. 

Em contrapartida, a recarga em corrente contínua (CC) é disponibilizada em postos de recarga localizados em pontos estratégicos, como postos de serviços em rodovias ou em locais que possam proporcionar maiores níveis de potência, diminuindo o tempo necessário para o carregamento das baterias. Exemplos típicos são frotas de entrega de mercadorias, caminhões VUC – Veículo Utilitário Comercial e outros que percorrem grandes distâncias.

Importante informar que nem sempre existe infraestrutura e capacidade nas redes de distribuição públicas, motivo pelo qual ainda são poucas as estações disponíveis no Brasil, que oferecem este tipo de serviço.

Qual corrente é a mais rápida para carregar seu carro?

Em relação a velocidade de carregamento, isso depende da capacidade da bateria do carro e dos padrões de conexão do veículo. A maioria dos veículos elétricos possuem tanto carga em CA como em CC. 

Por exemplo, um carregador em corrente alternada de 22 kW de potência, irá carregar a bateria de um Renault Zoe 2023 em 2h15min (de 0 a 100%). O mesmo veículo possui conector para a recarga em CC, que permite a recarga completa em 1h5min. Outro exemplo é o Porsche Taycan, que demanda 23 minutos para carregar a sua bateria de 0 a 80%, quando ligado num carregador ultra-rápido de 350kW.

O uso da corrente alternada é mais frequente por utilizar carregadores mais simples, como os portáteis. Estes possuem um excelente custo-benefício para a recarga dos veículos elétricos. Os carregadores em corrente contínua demandam tecnologia mais aprimorada, além de reforços em infraestrutura. 

Carregador Portátil GreenV, com tomada industrial

Já sabe onde encontrar carregadores para seu carro elétrico ou híbrido plug-in?

Clique aqui para encontrar o carregador ideal para seu veículo! 

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!