GreenV na Estrada: Petrópolis – Gramado

Fotografia colorida mostra uma estrada e no centro da imagem temos os dizeres “GreenV na Estrada”.

Compartilhe esse texto

Não é segredo que viajar está no topo da lista de desejos dos brasileiros. De acordo com o levantamento realizado pela Global International Travel Survey, 37% dos brasileiros afirmam que viagens são a prioridade quando se trata de gastar dinheiro.

Em território nacional, uma das cidades mais visitadas é Gramado, localizada no Rio Grande do Sul. O turismo é responsável por mais de 86% do Produto Interno Bruto (PIB), contribuindo em R$ 1,5 bilhão anualmente para a economia local. 

Rompendo as barreiras dos modos tradicionais de viajar, Marcelo Dejon, diretor/cofundador da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEI), empresário e proprietário do primeiro Chevrolet Bolt brasileiro, decidiu percorrer os 4 mil quilômetros entre Petrópolis (RJ) e Gramado (RS) a bordo de um Volvo XC40, totalmente elétrico e com autonomia de 350 km.

Saindo do estado do Rio de Janeiro no dia 25 de abril e chegando ao destino final no dia 28 do mesmo mês, as paradas foram, respectivamente: São Paulo (SP), Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC), Urubici (SC), Criciúma (SC) e Gramado (RS). “Foram 4 dias na ida e 3 dias na volta. O trajeto foi proposital, pois eu queria ficar nos hotéis que tinham carregadores, para testar a infraestrutura e hospitalidade”, compartilha Dejon em entrevista exclusiva a GreenV.  

Para verificar a atividade dos carregadores, o empresário utilizou o aplicativo PlugShare. A GreenV pode te ajudar com o planejamento da sua próxima viagem com um veículo elétrico (VE ou EV)! Baixe o GVgo, o aplicativo para localizar pontos de recarga na palma da sua mão, disponível para Android e IOS. 

No trajeto, o primeiro carregamento foi realizado na capital paulista, no Graal QueLuz e a primeira hospedagem no Hotel Mercure, ainda em São Paulo, onde a bateria foi totalmente recarregada.

Para Marcelo, é imprescindível se conectar com outros usuários de automóveis elétricos, pois o network pode salvar vidas em longos trajetos. “Nós temos o hábito de colocar as nossas casas à disposição, como pontos de recarga. É legal, a gente se ajuda e vira pretexto para se encontrar”, partilha. 

Ao chegar em Curitiba, a bateria do Volvo estava em 40%. Durante todo o deslocamento, o único imprevisto ocorreu no estabelecimento Varadouro Bar Stella, no município de Alfredo Wagner, em Santa Catarina, onde o carregador estava com mal contato. 

No caminho rumo a Gramado, as estradas estavam em ótimo estado e no total foram realizadas 5 recargas. Com uma vasta experiência em VEs, Dejon relembra seus receios de iniciante: “A minha primeira viagem foi em 2017 e eu lembro como se fosse hoje! Peguei meu Bolt e fui bem devagar para o salão do automóvel. Percorri 460 km, com muito receio da bateria descarregar e ficar na mão na estrada. No fim, deu tudo certo e provei para mim mesmo que é totalmente possível viajar de carro elétrico.”

Ao fim da viagem, já chegando em Gramado, o clima mudou drasticamente e o  Volvo foi posto à prova durante uma tempestade. “Nesse momento, a eficiência do carro caiu muito. Acredito que futuramente as montadoras devem focar mais na aerodinâmica dos modelos, proporcionando maior segurança em climas extremos”, relata.

No fim da viagem, já chegando em Gramado, o clima mudou drasticamente e o  Volvo foi posto à prova durante uma tempestade. “Nesse momento, a eficiência do carro caiu muito. Acredito que futuramente as montadoras devem focar mais na aerodinâmica dos modelos, proporcionando maior segurança em climas extremos”, relata.

Para os aspirantes a “viajantes elétricos”, o empresário indica que planeje a rota e leve um carregador portátil para emergências, item que você pode adquirir na GreenV Store.

“Ser um proprietário de veículo elétrico só tem vantagens! Você economiza gasolina e manutenção, e usufrui do que eu chamo de efeito libertário, pois não dependemos de terceiros para utilizar o carro. Hoje em dia se paga caro e ainda se depende de outras pessoas, como dos caminhoneiros e frentistas. Só um carro elétrico te proporciona esse poder de uso”, finaliza Marcelo. 

E você, está pensando em viajar de carro elétrico? Compartilhe conosco o seu próximo destino e fique ligado nos episódios do GreenV na Estrada!

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades no seu e-mail

Leia também

Carregadores

Quanto custa para carregar carro elétrico?

Utilizando carregador residencial, o custo médio de carregamento completo de bateria para carro elétrico é de R$ 56,07. Consideramos nessa conta o custo médio de

Precisa de uma solução em Mobilidade Elétrica?

Entre em contato conosco!